Antonio 09/12/2021Tocante, madura e (levemente) natalina! "Como alguém muito sábio me disse uma vez, talvez cada recomeço importante comece apenas como um pequeno pedaço de céu azul afastando suas nuvens."
"Podemos mudar o mundo" entrega a faceta mais emocionante, madura e tocante de Zoni, mas sem perder também todos os elementos fofos e divertidos que são a cara de sua narrativas!
PMOM conta a história de Caio, um jovem que nos seus 20-e-poucos anos (a pior fase da vida) encontra-se... na pior fase da vida. Ele busca emprego e não tem resultados positivos, ele tenta se manter feliz (ou estável) no seu dia a dia, mas falha em encontrar suas motivações e, pra completar, vai passar o natal na casa da família do melhor amigo (e colega de apartamento), que também é sua família, mas às vezes ele se recusa a admitir.
A narrativa de Zoni segue um primor! Não tem melhor, é uma escrita fluída, maravilhosa, e que combinou totalmente com uma história que mescla elementos mais densos, momentos emocionalmentes e também passagens divertidas!
Ler PMOM é um acalento! Todos nós já nos identificamos com Caio em algum momento de nossas vidas e ler as palavras que ele ouve, sobre como ele forte e consegue controlar seu próprio destino e seu próprio mundo, é como receber um afago no coração naqueles momentos difíceis!
Todas as personagens desse livro são maravilhosas, cada uma a sua maneira (até o primo babaca, que é tão crível e bem construído que é impossível não vê-lo na vida real!). Caio é um jovem sincero, que está machucado e que quer melhorar sua vida, ele é fofo, carinhoso, é um reizinho bissexual e que é extremamente carismático. É impossível terminar a história não querendo dar um abraço apertado nele! Raul também não fica pra trás, mesmo sendo meio idiota em vários momentos, ele é uma boa pessoa e também tem seus problemas. E é uma ótima companhia pro Caio e consegue confortá-lo como ninguém conseguiria. E eu também preciso falar sobre a FAMÍLIA! A história de Zoni se passa durante uma ceia de natal, e pra isso ele constrói uma família tipicamente italiana mas também tipicamente brasileira e meu deus foi PERFEITA! A ambientação é tão maravilhosa que eu me sentia dentro da ceia deles e vendo todas aquelas situações tão comuns no natal, e tão divertidas e familiares, que meu coração, amante dessa época do ano, saiu quentinho!
Podemos mudar o mundo se tornou a minha história natalina-não-tão-natalina favorita! Os sentimentos que ela evoca, a esperança que ela coloca no coração dos personagens e no coração de quem lê é primorosa! É uma história realmente tocante e que veio pra mim num momento perfeito, um momento em que eu precisa ouvir exatamente o que eu li nessa história! Recomendo MUITÍSSIMO esse conto e fico extremamente feliz por Zoni tê-lo colocado no mundo, tenho certeza que irá tocar o coração de quem precisar!