Vivis 20/04/2022Arsêne, aquele que não deve ser comparado a Holmes!Arsêne Lupin e A Rolha de Cristal, do escritor francês Maurice Leblanc, confesso que foi meu primeiro contato com a escrita dê Leblanc. Eu tinha um leve pé atrás, pois sempre ouvi comparações de seu Ladrão de Casaca com Sherlock Holmes, e por assim dizer sua escrita com a de Sir Arthur Conan Doyle, de quem sou muito fã.
Mas após várias recomendações me rendi e li este livro da Zahar.
?Lupin guarda seu segredo; e os segredos que Lupin escolhe guardar são, por assim dizer, impenetráveis.?
Eu fiz uma pesquisa e após saber que poderia ler cada livro da série de Arsêne Lupin em separado, mergulhei na leitura. A edição está muito bonita, apesar de ser uma edição de bolso a diagramação está simples e confortável para leitura, as letras não são nem grande, mas não são minúsculas.
?Nada é mais tolo do que deduzir um fato a partir de outro antes de encontrar um ponto de partida.?
Arsêne Lupin, é um gatuno, um Ladrão famoso, que usa uma capa e desperta o ódio da polícia, em contraponto, tem o carinho de uma parte da população.
Com uma mente afiada, ele realmente lembra Holmes, (muito pouco) mas usando sua inteligência para o crime.
Só que neste livro, o coitado sofre vários tapas na cara de seu ego. Envolvido em um roubo que dá errado, ele tem dois membros de seu bando preso, e com isso se joga em uma aventura para descobrir como os salvar da forca! O que o leva a tenta desvendar o mistério da Rolha de Cristal e conhecer um inimigo, tão inteligente quanto ele, e que o fará ter que se esforçar muito para obter o que deseja.
Por ser um livro de mistério, não podemos falar muito sobre a trama, é uma escrita bem inteligente e que prende a atenção. Existem muitas pistas jogadas ao acaso durante a história que aos poucos vão permitindo tanto leitor quanto personagens a descobrirem tudo.
Gostei do livro, e me fez querer ler mais do autor, mas decidi que se ler, quero ler os livros na ordem de lançamento para ver como é o desenvolvimento do Arsêne, por enquanto acho que as comparações com os livros dê Sherlock Holmes, causam mais mal do que bem a esses livros, então indico aos leitores a evitar comparações, existe realmente alguns pontos em comum, tais como: a arrogância e convencimento dos personagens que se acham geniais, mas acho que as tramas de Holmes são mais sérias e bem Holmes não é um gênio do mal!
Indico para que ama livros de suspenses, histórias com reviravoltas e teias intricadas ligando personagens ou situações.
Para ler a resenha completa no blog: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2022/04/arsene-lupin-e-rolha-de-cristal-maurice.html?m=1