fernandaugusta 03/08/2023A Pintora de Henna - @sabe.aquele.livroLakshmi é uma artista de henna muito popular em Jaipur. Seus desenhos, suas loções e seus petiscos são apreciados pelas senhoras das altas castas. Após anos de muita luta, Lakshmi está finalizando um sonho: ter sua própria casa. Ela pretende trazer os pais para morar com ela e proporcionar todo o conforto possível para eles.
O que ela não imagina é que eles morreram em uma situação de extrema pobreza e sua única parente viva é a irmã de 13 anos, Radha. Acontece que Lakshmi não sabe da existência de Radha. Radha nasceu depois de Lakshmi fugir da casa do marido, com quem se casou contra vontade, e de quem sofria maus tratos. Sua fuga anos antes deixou todos os seus familiares na condição de pária do vilarejo. Após dois meses sobrevivendo sozinha, Radha decide ir atrás da irmã em Jaipur.
A chegada de Radha deixa Lakshmi em choque e abala as estruturas de sua vida bem organizada. Acostumada a viver sozinha e a manter as aparências, logo as atitudes de Radha e sua incapacidade de lidar com a irmã colocam Lakshmi em uma situação muito difícil, capaz de comprometer tudo o que ela lutou para conseguir.
Os costumes da Índia e suas peculiaridades sociais são amplamente abordados neste livro, que tem sua força em personagens que nos fazem ir do amor ao ódio com muita facilidade. Lakshmi simplesmente acreditou que fugir só traria consequências para si, mas a verdade é que manchou toda a família, causando a marginalização dos pais e da irmã. Radha, ao ir de encontro à irmã, foi pedir ajuda justo ao ex-marido dela, colocando mais lenha na fogueira na hora de chegar desavisada em Jaipur. E depois de tudo, de ser acolhida pela irmã, ainda faz a maior besteira do século, e inicia uma confusão que coloca em risco todo o trabalho de uma vida e a reputação tão bem trabalhada de Lakshmi.
Reputação esta que foi construída em cima de seu talento como artista e reforçada por seu conhecimento do uso de ervas - que propicia a Lakshmi uma atividade paralela lucrativa, mas obscura (não vou dar spoiler para não estragar a leitura de ninguém). Meu personagem favorito acabou sendo o menino de rua Malik, mais ajuizado do que todos os outros personagens juntos.
"A Pintora de Henna" é aquele livro em estilo novelão, com reviravoltas e muitos acontecimentos marcantes. Gostei da escrita da autora, muito envolvente, mas achei o enredo um pouco óbvio e previsível, dados os elementos que foram utilizados para compor a história. No mais, a imersão cultural e a rica ambientação na Índia também são motivos para ler esta história de família, sonhos e recomeços.