vicniro 27/06/2024Uma boa releitura do conto originalComo esse livro é uma releitura do conto da casa Usher do Poe, eu não achei que seria justo eu fazer essa resenha sem anter ter (re)lido o conto, então aproveitei a oportunidade e foi uma experiência bem legal.
O conto do Poe, assim com todas as suas outras histórias, cria um mistério do início ao fim, concluindo com algum evento que aparenta ser sobrenatural, deixando o leitor sem várias respostas. O livro de Kingfisher também vai criando a atmosfera de mistério desde o início principalmente através das lebres, que eu achei uma ótima adição à história. Eu ficava cada vez mais chocada no decorrer do livro conforme a autora ia acrescentando bizarrice ao comportamento desses animais. A estranheza que levou ao incômodo nesse caso.
Além disso, ela conseguiu construir muito bem os personagens de Poe. Confesso que não entendi muito bem o porquê da criação de um novo país com sua língua diferente (talvez para poder introduzir o personagem não binário em uma época que não era comum?), mas achei muito legal do uso da linguagem neutra no livro. No começo eu estranhei bastante já que não é normal de se encontrar essa linguagem nos livros, mas depois que me acostumei fluiu normalmente. Achei bem bacana. Também gostei que ela deu vida ao lago que aparece muito brevemente no conto do Poe, tornando-o quase como um personagem.
A explicação para a doença de Madeline, que não existe no conto do Poe, é plausível apesar da parte fantástica, o que eu achei bem legal. Apesar da autora ir dando algumas dicas ao longo do livro, confesso que não tinha entendido o que estava acontecendo e fiquei bem curiosa para saber do que se tratava. O final foi bem redondinho e ela deu todas as explicações.
Enfim, eu achei que a autora cumpriu muito bem o que ela se propôs a fazer e recomendo bastante fazer a leitura das obras uma seguida da outra. Talvez para quem leia somente esse livro ache um pouco mais do mesmo, mas considerando a obra do Poe como base, o trabalho final ficou bem bacana. No final do livro tem uma nota da autora contando um pouco do porquê ela resolveu escrever esse livro e seu processo de escrita, o que é bem interessante.