Davi.Paiva 25/03/2023
O segundo ato prejudica (muito) a obra
Link Amazon: https://amzn.to/3lIoZvM
Não vou esconder: comprei esta HQ porque fiquei empolgado com o que foi apresentado do livro no segundo filme do Doutor Estranho.
Quando li a sinopse e o primeiro capítulo, a empolgação se manteve: Doutor Destino megalomaníaco, Feiticeira Escarlate reunindo um time (Homem de Ferro, Vespa, Raio Negro, Homem-Aranha e Blade) para lidar com o Tomo Negro, a experiência dos mesmos lendo o livro para terem a mente "acostumada" com o que iriam encontrar e a corrupção dos mesmos... tudo muito legal.
Daí vocês podem me perguntar: se tudo estava tão bom, por que você não gostou?
E eu respondo: alguém deve ter esquecido de coordenar os artistas envolvidos.
Há muito tempo, li a HQ "Justiceiro Extra" em que Frank Castle acua um inimigo no final de um capítulo e o capítulo seguinte começa de onde parou o anterior exceto por um detalhe esquisito: o Justiceiro estava com cabelos compridos no final do tal capítulo e no outro está com cabelo curtos.
Esse é um exemplo simples de quando você pega uma HQ com muitos roteiristas, desenhistas e chefes da arte-final para compor uma obra grande. E no que tange "Darkhold", ela é composta em 7 partes com 6 roteiristas, 6 desenhistas, 3 arte-finalistas, 6 coloristas e 3 editores! Tanta gente assim precisava de um editor com mão de ferro que ajudasse todos a entenderem que a obra tinha que exprimir ação, horror e loucura.
Em vez disso, tivemos uma salada no segundo ato: uma boa história do Homem de Ferro dentro das categorias que listei, um Blade desenhado da forma mais cartunesca possível e a palheta mais colorida que já vi, uma trama bem pesada com a Vespa envolvendo agressão no matrimônio (não sei se tal gatilho casa com a proposta da HQ), uma trama chata e menos cartunesca que a do Blade sobre o Raio Negro, além de uma trama de "terrir" com o Homem-Aranha.
E o terceiro ato? Melhora?
Eu tive até que reler para ver se a qualidade decaía ou voltava a melhorar. E o que concluí foi que esse segundo ato acabou com a qualidade da obra.
Uma pena. "Darkhold" tinha tudo para ser algo memorável, mas faltou um Mark Bagley para desenhar tudo do começo ao fim, tal qual ocorreu com a HQ que retratou o fim do Império Secreto e desenhada somente por um artista, o que manteve a qualidade visual.
Sem mais.