laricass 30/05/2024
Como (não) ter um bom disfarce
Este livro mostra a importância do espaço da mulher em ambientes dominados por homens. A história de Melina, uma talentosa piloto que precisa se disfarçar de homem para realizar seu sonho de voar, revela as barreiras e desafios que as mulheres enfrentam para serem reconhecidas em suas áreas. A narrativa é envolvente e reflete a luta por igualdade e reconhecimento, inspirando os leitores a repensar as estruturas sociais e a valorizar o talento e a determinação, independentemente do gênero. Os personagens são bem construídos, e a leitura tem muitas partes engraçadas e reflexivas.
"? É isso mesmo que o Marcus falou, coronel. Sou Melina Shanzi, a ?mulher frágil? de que o senhor duvidou que faria todas aquelas manobras no céu. Era eu quem estava lá em cima o tempo todo. ? Confessei, não me esquecendo de mencionar o comentário machista que o coronel fez antes."
"Eu entendi o porquê de nunca ter sido chamada para esses eventos: pelo simples fato de ser uma mulher. ? Olhe, mocinha... ? Deixe-me terminar de falar, tudo bem? ? disse o interrompendo. Já estava no olho da rua mesmo, não tinha nada a perder. ? Eu consigo pilotar como todos os outros e fiz o que fiz, porque tive o mesmo treinamento que eles. Passei pelas provas, testes e as incontáveis horas de voo. Ou seja, profissionalmente, não há nada de diferente entre nós. Mesmo com os comentários desagradáveis, continuei focada, porque eu amo o que faço e me dediquei para isso. Minha mãe me ensinou que com esforço e dedicação, não há nenhum lugar em que uma mulher não possa ir."
Sinopse
"Melina é uma piloto do esquadrão de demonstração aérea que sonha em participar da cerimônia anual do dia do aviador, uma apresentação realizada na capital, onde reúne os melhores aviadores do país, mas sempre quando ela se inscreve não é chamada. Um dia, Lucas, seu amigo de base, que tinha se inscrito, é selecionado, porém, de última hora, ele desiste de participar para ir atrás de seu sonho. O rapaz, temendo enfrentar o comandante com a notícia e vendo que Melina queria muito participar, ele sugere que ela o substitua. Então, por uma semana, a garota assumiria o lugar do seu amigo no evento. Mas, seria este um bom disfarce?"