@literariame 28/01/2022Publicado originalmente em @literariame
Luzia é uma jovem bailarina com um futuro brilhante pela frente e, em um dia comum, ela conhece José Carlos. Ele é um jovem jogador de futebol que também tem um futuro promissor a sua frente.
Os dois começam um relacionamento apaixonado e intenso, mas Luzia não deixa de reparar em detalhes que a incomodam e a deixam insegura. E então, a garota passa por dois grandes momentos de sofrimento: um ferimento a tira de seu caminho do ballet e logo em seguida José Carlos quebra seu coração.
Um ano depois, a menina ainda sofre. Mas em uma viagem a Porto Alegre, ela encontra o caminho para se reerguer. Ela vai passar as férias na casa de seus tios, e lá conhece os primos de seus primos.
Em Ben, um garotinho de 11 anos tagarela e cheio de curiosidade, ela encontra esperança de novo. A doce criança a ajuda a encontrar seu caminho com um simples lembrete de que ela ainda podia encontrar a felicidade.
Mas anos depois, quando José Carlos volta para a vida de Luzia, será que a mulher consegue encontrar sua verdadeira felicidade?
Que livro doce, gente. Confesso que demorei um pouco pra pegar o ritmo no comecinho (primeiras 50 páginas acho), mas depois li o resto em 2 dias!!
A história traz muito mais do que romance. A Natalia trouxe elementos do judaísmo, já que o tio (agregado) da Luzia e a família dele, incluindo o Ben, são judeus. Também traz muito do catolicismo, pela Luzia e sua família. Eu amei ver esses elementos, não conhecia muita coisa do judaísmo e fiquei encantada.
A Luzia é muito inteligente, então além de vermos toda a delicadeza de seu amor pela dança, também vemos sua dedicação à faculdade e suas pesquisas. Ela chega a ir à Alemanha para estudar, o que é outro ponto que amei: temos muitas viagens nessa história!
E como dá pra ver, temos nomes e elementos bem brasileiros. Amei demais isso, sempre sinto falta disso em livros nacionais, mas a Natalia entrega tudo. O nome do Ben não é brasileiro, porque o pai dele é norte-americano!
É um livro encantador e emocionante, que nos faz pensar sobre relacionamentos que não são saudáveis, sobre como o amor pode ser um sentimento grandioso e complexo, e também traz o debate sobre casais de religiões diferentes. É uma leitura linda que recomendo demais!