Beautiful Boy

Beautiful Boy David Sheff




Resenhas - Beautiful Boy


8 encontrados | exibindo 1 a 8


bermudesss 27/05/2021

a narração do David é um pouco confusa, ela meio que não segue uma linha do tempo direta, mas dá para entender. A história é incrível, me prendeu em todos os sentidos e é pesada, mas necessária.
comentários(0)comente



N A T 29/01/2022

Heartbreaking
Eu sempre acho difícil dar nota para livros que são histórias reais, porque não é algo criado para o entretenimento e que precise de avaliação. Especialmente nesse caso, que é uma história muito difícil e muito tocante, é complicado "avaliar" a vida de uma família contada no livro.
Mas, relativo à historia de vida do Nic e do David, em um contexto de vício, é extremamente difícil fazer essa leitura. A dor do David fica evidente o tempo inteiro que ele narra sobre o vício do filho e o do próprio também. Em muitas passagens tive que fechar o livro momentaneamente para absorver o baque que era ler aquelas palavras. É agoniante acompanhar a relação permeada pelas drogas entre pai e filho, o amor que um sentia pelo outro e a impotência de não saber o que fazer, o que sentir e como ajudar.
A unica crítica que faço ao livro é em relação à estrutura narrativa. A escrita do David muitas vezes leva ao passado sem avisos, e isso deixa algumas passagens bastante confusas em que acabei me perdendo na linha do tempo.
comentários(0)comente



béu 04/01/2022

digo isto de vários livros, mas não este claramente vai entrar na minha lista extensa de livros favoritos. decidi comprar o livro depois de ter visto o filme com o mesmo título (Beautiful Boy, de 2018, com Steve Carell e Timothée Chalamet como personagens). gostei bastante do filmes pela razão de não me recordar de ter visto um filmes que tratasse o vício em drogas de alguém tão jovem e das consequências que esse vício traz à família.
o livro, sendo de cariz biográfico, cativou-me imediatamente. encontrei um livro que conseguira captar a minha atenção por completo e matar alguma da minha curiosidade sobre assunto. David Sheff tem, simultaneamente, uma escrita simples e emotiva, expressando claramente toda a preocupação e amor de um pai por um filho que cedo se inseriu no mundo das drogas, e uma escrita mais técnica e estudiosa, se é que se pode utilizar este segundo termo sequer. a maneira como intercalou a história de Nic, o seu filho, utilizador de mentafetamina durante mais de uma década, e dados concretos e exploratórios sobre o aparecimento da referida droga no mundo, passando pelos efeitos causados no indivíduo que a usa e também nas consequências a curto e a longo prazo a nível de saúde física e mental.
a leitura deste livro foi feita rápida - num período de três dias - e fora dos livros que mais me despertou as mais variadas emoções: de felicidade quando lia sobre as memórias do autor com o filho quando esse ainda era pequeno; de tristeza quando o mesmo descobrira que o filho era viciado e tivera de o internar pela primeira vez; de, digamos assim esperança, quando Nic conseguia viver a sua vida normalmente; e talvez de alguma surpresa quando o autor escreve linhas que começam com "Não.", e nós infelizmente sabemos o que se segue a seguir.
o final apresenta uma reviravolta gigante e é ótimo saber que, depois de tanto tempo sendo refém de drogas que destroem uma pessoa num curto prazo, o filho do autor conseguira sair dessa situação e voltar à sua vida normal.
algo que também me interessou bastante, como dito anteriormente, fora a inserção de dados concretos sobre, por exemplo, a aproximação de quantas pessoas são usuárias de drogas como os cristais, a heroína, a cocaína e a erva, e também, já mesmo no final da obra, o autor apelar para que a toxicodependencia seja então vista como uma doença (uma vez que muitas pessoas recusam-se a considera-la) e que haja algum tipo de suporte para pessoas dependentes de qualquer substância química
comentários(0)comente



karla.jamily 16/11/2023

Fortunately I have a son, my beautiful boy
Lindo, lindo, mas difícil de engolir. Beautiful boy não é só sobre a jornada de um pai lidando com seu filho "nas drogas", é mais que uma música do John Lennon. O livro é mais que isso, é sobre um pai se recuperando de seu vício sobre o do filho. É um livro sobre realidade, sobre amor, sobre não desistir.

Muito difícil ler e não ficar com um peso de ser uma obra de não-ficção, muito difícil de não se estressar com as ações do Nic, mas muito fácil de ter empatia por ele e por sua família.

De tudo, a única coisa que não gostei foi o modo que a escrita do livro estava organizada.
comentários(0)comente



luanaszalves 27/12/2021

Muito tocante
Esse livro foi escrito de um jeito lindo e emocionante, como essa história deveria ser contada. Mesmo tocando em pontos complexos e até devastadores, ainda acho que o autor fez uma ótima escolha em expor todas as suas dificuldades e extrair delas o aprendizado. Escrever sobre a sua experiência com o vício do filho claramente ajudou-o a enxergar de vários pontos de vista as situações que viveu, como isso mudou o rumo da vida dele e o que ele aprendeu disso. E isso encoraja o leitor a fazer o mesmo.
Gostei muito desse livro, a leitura vale muito a pena para refletir não só sobre o vício em drogas, mas também sobre o luto, as relações familiares, os pontos mais altos e os mais baixos da vida.
O que mais me chamou atenção foi como esse livro quebra um estigma muito forte em relação aos dependentes químicos: não importa como o indivíduo foi criado, se ele teve uma infância difícil ou não, se tem uma boa relação com os pais ou não, entre outros quesitos positivos e negativos, o vício ainda pode atingi-lo. Por isso, a dependência deve ser tratada como uma doença, que não escolhe sua vítima.
É importantíssimo ler esse tipo de relato para ampliar as visões para todos os lados de uma história e pensar melhor antes de qualquer realização preconceituosa. Se informe!
comentários(0)comente



Adda 21/06/2022

Lista de favoritos
Todos os dias eu faço o meu melhor para viver bem com meus vícios e minhas doenças. E eu acho que estou cada vez cuidando melhor de mim mesma, e espero que cada vez possa dar menos problema para o meu pai que já passou por muita coisa pela qual o pai desse livro passou. Eu o amo muito, e conectei muito com esse livro por isso
comentários(0)comente



giovanna210 19/02/2023

Eu tenho depressão severa depois desse livro, da pra perceber que é mto real principalmente pra alguém que já passou por algo parecido como eu, não recomendo pra pessoas sensíveis ou que tem gatilho com assunto como esse, que livro triste mas ao mesmo tempo realista.
comentários(0)comente



anabanana91 08/04/2023

Incrivelmente lindo;
o livro conta a jornada de um pai contra a toxicodependência do seu filho, Nic, e as respetivas consequências não só no consumidor mas também nos que estão em torno dele.
Gostei pelo facto de ser um livro realista, mostrando os altos e baixos da vida excluindo as expectativas tal como acontece na maior parte dos livros baseados na criatividade e imaginação do autor;

MENSAGEM

A saúde mental é um pilar importante nas nossas vidas e que se tem de valorizar independentemente do quão "bem" ou "mal" estejamos estará sempre alguém disponível para nos ajudar e mesmo que não queiramos ser ajudados haverá alguém que nos queira ajudar ?
Não tenham medo de pedir ajuda...
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR