Castro

Castro Antônio Ferreira




Resenhas - Castro


14 encontrados | exibindo 1 a 14


Emilson5 09/08/2024

Inês é morta...
Peça do século XVI, escrita pelo Dr. Antônio Ferreira, Castro narra a morte de D. Inês de Castro, consorte de D. Pedro I, principe de Portugal. Na tragédia, nem Inês, nem Pedro se encontram, eles atuam em partes diferentes. Podemos dizer que Inês é o tema principal e força motriz da peça, pois, onde ela não aparece é mencionada por quem está em cena. Ler teatro é algo incrível! Descobri isso lendo Shakespeare e peças gregas e reafirmo lendo Castro. E, sim, virou um favorito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Melancólico Relato 11/02/2024

Bela tragédia
Mais um livreto maravilhoso do clube, que acompanha o livro principal "Os Lusíadas".

Dividida em 4 atos que fluem muito bem, é uma leitura rica, graças em parte à complementação das notas da editora no que diz respeito à linguagem e fatos históricos.

Sobre a obra em si, gostaria de ter visto um ato 5 com a vingança, apesar do destino ter se encarregado de ironicamente vingar Castro.

Obviamente recomendo o combo do Clube de Literatura Clássica, cuja edição é sempre muito boa; para aqueles que quiserem só "Castro", encontra-se a versão para Kindle, mais econômica.
comentários(0)comente



omghitoledo 04/10/2023

Que livro lindo!
Fiquei apaixonada pela escrita e pela história. Não é difícil de entender a linguagem utilizada, a escrita é bem produzida e a história envolvente.
Chorei no ônibus enquanto lia!
fiquei encantada
comentários(0)comente



Lucas Lobo 11/07/2023

Lusitanos
Que obra incrível! Uma história muito fantástica, os eventos finais são tão trágicos que você sente o desespero das personagens.

Durante a obra é possível ver grandes mensagens incríveis.
comentários(0)comente



Lucas1028 12/12/2022

Mais um tesouro lusitano.
Esse foi meu segundo texto dramático nesse ano e espero poder ler mais desse gênero futuramente. A obra de António Ferreira é uma pérola lusitana e teve uma edição a altura do CLC.
A minha leitura da obra entretanto não foi tão fluida quanto eu gostaria, imagino que eu precise enriquecer mais meu vocabulário e me expor mais a textos de António Ferreira para ter uma experiência menos truncada. No mais as notas de rodapé dessa edição são muito bem colocadas e ajudam muito na compreensão do texto sem alterar a obra original.
comentários(0)comente



Gustavo.Henrique 12/11/2022

Castro fala acima de tudo sobre injustiça, a forma como a narrativa conduz para uma tragédia premeditada nos agoniza por ver que algo tão banal só ocorre pelo jogo de poder, esse que usurpa até mesmo o amor do pai pelo filho, em nome de uns, se sacrifica algo que é tudo para dois amantes.
comentários(0)comente



AnaSininho 31/05/2022

Castro é uma obra que faz parte da história portuguesa, onde fala sobre a história de amor entre D. Pedro e Dona Inês de Castro e como essa história influenciaria na política do Reino.
comentários(0)comente



Sol 62 06/05/2022

A Castro surge no século XVI, inaugurando a Tragédia Clássica em Portugal, sendo ?o ponto mais alto do teatro humanista? (p.9) em língua portuguesa. É um drama baseado em fatos da História Nacional Portuguesa, ocorridos 200 anos antes, e conhecidos como o mito dos amores de Pedro. O autor, Antônio Ferreira, é ?o único grande poeta de seu tempo a ter frequentado a universidade? (p. 8). Sua produção literária começou a ser publicada, por um dos seus filhos, 29 anos após a sua morte.
O tema é a história de amor entre o príncipe herdeiro Pedro e Inês de Castro, onde se desenvolve uma luta entre amor x razão; sentimentos x interesse do Estado; entre vida x morte.
comentários(0)comente



So.bre.vi.ler 14/04/2022

Faz jus ao gênero tragédia.
Aqueles que como eu aprecia finais que não dão ilusão de que tudo é felicidade, verão nessa obra uma boa viagem. Se a mente se permitir criar aspectos de cena de acordo com as falas, com certeza é e será uma leitura muito divertida.
Sentirei falta de ler ou saber sobre a vingança do infante, pelo menos está sendo feita com as palavras do autor. Boa história. Falta detalhes sobre as cenas, os espaços, os sentimentos internos que são cruamente vistos nas falas, mas poderiam ser detalhadas e profundas se relatadas. Da espaço a imaginação e formas da vista do leitor. Indico sim a leitura.
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 21/03/2022

A história do trágico amor entre D. Pedro (não é o Pedro da independência brasileira) e Inês de Castro. Cujo romance desafiou a corte portuguesa.
comentários(0)comente



Joao.Gabriel 14/03/2022

Adorei a peça! Tragédia muito emocionante, com passagens avassaladoras. É uma peça breve, porém muito bem construída.
comentários(0)comente



Eduardo 08/03/2022

Castro
Poema sensacional, impossível não se comover com a súplica de Inês, simplesmente arrebatador. Me surpreendeu positivamente.
comentários(0)comente



Fernando 02/03/2022

Desperta interesse
Para mim o grande valor do poema foi despertar meu interesse por conhecer mais da história de Dom Pedro I de Portugal e Dona Inês de Castro.

Sem dúvida um amor trágico.
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14