O Monte dos Vendavais

O Monte dos Vendavais Emily Brontë




Resenhas - O Monte dos Vendavais


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Poli 07/03/2022

Adorei o livro! Achei interessante o fato de começarem a mostrar o presente para depois mostrarem como todos chegaram a onde estão e o final me comoveu. Recomendo bastante o livro, a não ser que não goste muito de coisas que envolvam morte porque senão esse não é o livro pra vc.
comentários(0)comente



Nati 28/03/2022

Muitos classificam esse livro como um romance romântico, porém, particularmente, acredito que iniciar a leitura com esse tipo de expectativa pode prejudicar a experiência do leitor. O livro apresenta traços tanto do romantismo quanto do gótico, cria uma ambientação interessante e delimita o universo da história a duas propriedades, o que nos permite compreender todos os processos de construção dos personagens e suas motivações, de forma interessante e profunda. É uma obra com dois períodos acompanhado duas gerações interligadas, mas de forma alguma causa confusão essa divisão da história, a transição é feita de forma muito tranquila.

Todos os personagens são intensos e viscerais, tanto no amor, quanto no ódio. São relatos inteiros de paixões violentas (boas ou más) e das consequências das mesmas. Isso talvez seja o ponto alto do livro. A forma como todos esses desejos e sentimentos convivem e são administrados, ser algo fora do amor inocente e pueril, as ações violentas dos personagens trazem uma dimensão a mais para o enredo.

Admito que muitos diálogos e situações me causaram sincera irritação, aborrecimento e cansaço. As duas Catherine e o Linton (filho) possuem trechos especialmente exasperantes. Todos ali a exceção de um personagens não me causaram nenhum interesse mais intenso no destino deles (até por ser bem óbvio). A história é previsível, mas não me incomodou muito nesse aspecto.

Não é um clássico para se ter medo: a leitura é agradável e a escrita é bem simples sem contudo ser fraca ou pobre. Tem elementos sobrenaturais que aparecem muito pouco ao longo do livro, mas são explorados de forma estratégica e se integram a perfeição na história.
comentários(0)comente



Araújo 05/04/2022

Adorei o facto de, no livro, falarem de todas as gerações. Ao início não me parecia tão interessante, entretanto acabei por ficar surpreendida com a nessecidade que tinha de saber sempre mais alguma coisa e assim interessar-me.
comentários(0)comente



Filipa.Bumba 28/08/2022

Leitura fluída. A história tem os seus pontos baixos onde fica difícil continuar mas depois volta com força.
comentários(0)comente



Martinha.Santos 02/01/2023

Um clássico não tão bom...
"O Monte dos Vendavais" foi das minhas primeiras experiências com clássicos. Anteriormente, já tinha lido "Orgulho e Preconceito" da Jane Austen e como achei a escrita fantástica, pensei que semelhante se passasse com esta obra. Mas na verdade não foi isso que aconteceu, a escrita é bem nhe. No início estranhei um pouco, devido a umas palavras mais complicadas que o costume (típico de clássicos), mas depois entranhei muito rapidamente. Devo dizer que houve momentos em que lia muito e outros em que ficava cansada da escrita e tinha que fazer pausas. Penso que se deva às partes da história em que me encontrava.
Para um romance, achei demasiado estranho. O que as personagens sentem umas pelas outras não se assemelha nada a amor, ou pelo menos a como eu o vejo. Sentiam um ódio profundo e uma extrema necessidade de vingança, fazendo com que não me apegasse a nenhuma personagem e sendo mais difícil conectar-me à história.
No geral, houve partes muito interessantes e em que me diverti, mas que se contrapuseram com partes opostas.
comentários(0)comente



CAtia 12/01/2023

Primeiro clássico lido
É uma leitura que recomendo vivamente, mas não para todos os leitores especialmente quem está a começar a ler , é uma história envolvente com bastantes gatilhos que a meu ver são importantes, mesmo sendo um clássico relata com clareza assuntos que facilmente se encaixariam nos dias de hoje, por vezes a linguagem pode dificultar um pouco a leitura e mesmo sendo um livro mais ou menos pequeno a leitura é lenta devido ao tipo e á intensidade da escrita porém adorei a leitura e recomendo a todos os que queiram conhecer um clássico não tão extenso mas intenso e que vos prenda até á última página.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Halanda.Debossan 22/03/2023

Aquele livro em que se o personagem tivesse feito terapia a história teria sido diferente? A leitura é bem fluida apesar da linguagem mais rebuscada da época e por ser em português de Portugal, o que várias vezes cansa é os próprios personagens. Você continua a leitura por curiosidade em saber o desfecho de cada um. Não espere um romance, na verdade achei até cruel em alguns aspectos. Já tinha ouvido falar do Heathcliff e Catherine, esperava mais envolvimento deles.
Catherine foi egoísta em alguns momentos mas o que me revoltou mais foi o próprio Heathcliff, achei doentio o que ele fez por ?vingança? e como ninguém nunca o impediu. Para quem gosta de clássicos seria sim um bom livro mas não foi uma história que me encantou muito pelo contrário, me revoltou?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



M.Days 21/10/2023

Um bom clássico, onde quase todas as personagens têm comportamentos questionáveis...algumas poderiam ter agido de forma diferente mas de modo geral acho que foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



L 28/04/2024

Gostei, mas estaria a mentir se não admitisse que foi uma leitura difícil. Os diálogos longos tornaram a leitura lenta e menos dinâmica.

Contudo, apreciei que tenha sido a criada a narrar a história, é um estilo de narrativa interessante e torna o livro diferente e refrescante. Também "gostei” de ver como duas famílias foram completamente destruídas, pelo egoísmo e desejo de vingança de determinados personagens. A curiosidade para saber como terminava a história de cada personagem, impeliu-me até ao final.

Este livro é uma tragédia a meu ver e a maior parte dos personagens são defeituosos. Há personagens deveras horríveis, que fazem coisas para além do inaceitável. Os últimos 10% do livro prenderam-me e tornaram esta experiência muito mais agradável, achei o final bastante satisfatório.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR