spoiler visualizarGláucia 09/07/2024
O Triunfo da Noite - Edith Wharton
Novela publicada em 1916, foi minha primeira experiência da autora, da qual quero ler seu premiado "A Era da Inocência."
Vou aqui deixar um resumo à qual recorrerei para me lembrar da história:
Um jovem (George Faxon) a caminho de um novo emprego como secretário de uma mulher é surpreendido por uma tempestade de neve e acolhido por um vizinho rico (John Lavington) e seu sobrinho (Frank Rainer) para passar a noite. Enquanto estava lá, ele testemunha o testamento do sobrinho, pois é seu aniversário e ele acaba de receber sua herança de seu falecido pai. O secretário tem um mau pressentimento sobre a cena e vê um fantasma, de certa forma, que se parece exatamente com o tio, mas mais ameaçador. A aparição aparece novamente no jantar e o secretário foge da casa, para a tempestade de neve. O sobrinho o segue e sua constituição não é mais a mesma desde sua luta contra a tuberculose e ele morre. O secretário tem estresse pós traumático e é enviado para o exterior para descansar. Enquanto estava lá, ele se depara com jornais velhos que mostram que o tio estava sendo acusado de fraude e sua empresa estava em apuros. Mas, alguns dias depois, após a morte do sobrinho, o tio está rico novamente e injetando dinheiro em sua empresa falida. A secretária agora percebe que a aparição fantasmagórica era a verdadeira intenção do homem, revelando-se, e que ele certamente matou seu sobrinho para ficar com sua herança.
O que mais gostei foi a ambientação, sinistra e sombria. Uma mansão isolada, numa noite gélida em meio a uma tempestade de neve... Cheguei a sentir frio.