Queria Estar Lendo 25/05/2022
Resenha: O Alienista
Recebido em cortesia da Companhia das Letras, esse quadrinho dos autores Fábio Moon e Gabriel Bá é uma nova interpretação do clássico de Machado de Assis: O Alienista. Uma história sobre um estudioso da mente humana investigando transtornos psíquicos na cidade de Itaguaí.
Meu contato com as obras do Machado de Assis melhorou muito durante o Ensino Médio. Depois de algumas experiências em horas erradas, com uma obrigatoriedade que não me permitiu admirar e me apaixonar pelos trabalhos do Machado quando poderia, reli Memórias Póstumas de Brás Cubas uns anos atrás para de fato cair de amores pelas histórias desse grande autor.
O Alienista foi uma surpresa porque eu não conhecia o original, e essa adaptação em quadrinhos é uma ótima recomendação para quem quer ler Machado de Assis e não sabe como começar - ou mesmo tem medo de começar errado.
A adaptação de Fábio Moon e Gabriel Bá é brilhante; as ilustrações combinam com o tema clássico, usam tons se sépia para passar essa sensação "antiga" da história, e contam a história do frio e estudioso Simão Bacamarte de maneira impecável.
O Alienista se passa na cidade de Itaguaí e acompanha as investigações de Bacamarte a respeito da mente humana. Quanto mais se aprofunda nelas, maior o caos que instaura em sua cidade natal; o estudioso funda a Casa Verde, um hospício em que o foco é receber cobaias humanas para o aprofundamento dos seus conhecimentos.
Mas, como eu disse, o caos começa a correr solto quando toda e qualquer pessoa que Bacamarte considere louco é recolhido à Casa Verde, chegando a extremos que beiram o [*****]mulo do encarceramento.
É macabro, mas ao mesmo tempo é cômico. Machado de Assis conta a história de um homem obcecado pela mente humana, que não mede esforços ou moral para entender o que quer entender. No fim das contas, quem é realmente louco nessa história?
O Alienista é um prato cheio para quem quer conhecer o modo desse autor de contar histórias, e numa versão reduzida, mas igualmente carismática através da HQ. Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram um trabalho excelente, honrando o original e trazendo novos ares à interpretação dele.
A edição da Cia das Letras é bem confortável e simples, entregando o tipo de quadrinho para ler facilmente em uma hora.
Quando O Alienista termina, você vai querer conhecer mais dos autores e daquele que inspirou essa adaptação.
site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/05/resenha-o-alienista-baseado-na-obra-de.html