É Difícil Ser Criminoso Quando Todos Sabem Seu Nome

É Difícil Ser Criminoso Quando Todos Sabem Seu Nome Lucas Gomes Dias




Resenhas - É Difícil Ser Criminoso Quando Todos Sabem Seu Nome


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Lucas.Fialho 20/03/2022

Esse livro me surpreendeu.
Comecei esse livro com certa expectativa porque, além da sinopse ter me desperto interesse, a capa também chamou minha atenção. Eu só não estava a espera que minhas expectativas seriam tão superadas!

O ano é 2004. No começo do livro o leitor é introduzido a realidade de Francis, um adolescente prestes a fazer 15 anos, que vive em São Paulo, faz parte de uma família cristã e mora em uma casa repleta de gente (7 irmãos, pai, mãe e a ex-mulher do pai), onde silêncio e paz são praticamente inexistentes. Francis é apresentado como um garoto cuja beleza chama atenção, com poucos amigos - ou quase nenhum - mas que ainda assim é conhecido por todos na escola em que estuda. As coisas começam a desendar quando, levado pela adrenalina causada pelo desconhecido, Francis aceita se encontrar com uma pessoa que conheceu de forma suspeita no MSN (o livro é cheio de referências aos anos 2000, o que pra mim é um ótimo plus).

A partir daí, Francis embarca numa expiral de acontecimentos infelizes capazes de afetar emocionalmente qualquer adolescente de 14 anos. Francis de repente se vê em uma São Paulo até então desconhecida por ele - mas muito bem conhecida por Benjamin, um garoto de 16 anos com um forte sotaque gaúcho que é apresentado a Francis por obra do destino.

É então que Francisco começa, semana após semana, a se afastar das pessoas que conhece, a se afundar cada vez mais em seu silêncio e a mergulhar cada vez mais fundo num abismo interior.

É um livro que muitas vezes me causou desconforto, não é uma leitura pra espairecer a mente, muito pelo contrário. Eu simplesmente não consegui parar de ler. Os capítulos curtos tornam a leitura viciante. Com um final eletrizante, "É difícil ser criminoso quando todos sabem seu nome" é um livro que poderia fácilmante ser uma história real.

"Eu creio que dentro de cada pessoa que você conhece, há uma pessoa que você não conhece. E isso serve como uma reflexão para si próprio. Será que conhecemos a pessoa dentro de nós mesmos?"
comentários(0)comente



carolslemos 09/06/2022

Um grande choque mental e inesperado.
Aqui temos a história do personagem Francis, e ele é aquele típico adolescente com suas ansiedades a flor da pele. Ele narra alguns acontecimentos dos seus meses no ano de 2004, onde ele começa a ter noção de muitas coisas novas e problemáticas. Essa é aquele tipo de história que chega a um ponto um tanto absurdo e, para mim, brutal. Há vários momentos que é difícil de ler, mas tão real e tão cru que não tem como parar de acompanhar. E levando para um lado de "fenômenos emocionais", essa história entrega o que promete, mesmo que seja muito visceral. Li de forma despretensiosa e me surpreendi muito!
comentários(0)comente



Guilherme.Pereira 25/03/2022

É uma história difícil, que te prende do começo ao fim!
Comecei a ler assim que meu livro chegou em casa, e li muito rápido pois não consegui parar. Os intensos meses de Francis e seus pensamentos me causaram milhares de sensações diferentes durante essa história. Não é um simples dramazinho adolescente... tem temas muito sérios, algumas cenas chocantes até, e algumas reviravoltas que achei muito bem pensadas. Vou considerar essa uma história meio psicológica, onde você é o psicólogo e o personagem principal é o seu paciente. E aí você vai tentando entender porque ele age do jeito que age. Livro muito bom mesmo!
comentários(0)comente



Maria Eduarda 10/04/2023

Uma obra-prima que surpreende e choca
Ninguém espera por notícias boas, de acordo com o personagem principal, Francis - e ele está 100% certo. Sua narrativa é realista, sua história e anseios são confusos e triviais. Ao mesmo tempo que ele é um adolescente prepotente e pouco confiável, conseguimos entendê-lo ao decorrer da trama. Quanto ao título, é genial, porque trás não só um significado - ainda mais quando você tenta compreender a mente do personagem e principalmente daqueles que estão ao redor. O cenário é uma São Paulo melancólica e deprimente dos anos 2000s, porém o desenrolar das cenas ajudam a quebrar a ambientação (ás vezes cenas bem polêmicas, porém necessárias pra ilustrar as crises dele). Um livro muito bem descritivo. 10/10
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR