labbacchio 10/12/2022
It all starts with us, within us
Bem, eu já terminei uma resenha depois desse ano inteiro sem postar nenhuma, mas essa é a primeira que escrevo do início, então me deem um desconto.
Sinceramente, eu adorei É Assim que Começa. O livro conseguiu fechar todos os ciclos que foram abertos em É Assim que Acaba, e pra mim essa foi a melhor parte do mesmo. Olha, não é mentira que minhas expectativas para esse livro eram realmente muito altas, afinal, Atlas narrando? Eu não poderia esperar pouco. Todavia, o ponto sobre isso é que minhas expectativas realmente foram alcançadas. O desenvolvimento foi ótimo, os personagens super envolventes, a leitura rápida e fluida e as críticas sociais perfeitas. Não que eu seja o maior fã da Colleen Hoover, mas ela entregou tudo nesse livro.
Bom, agora que ja dei uma uma resumida sobre algumas coisas que pretendo pontuar na resenha, vamos ao aprofundamento de cada ponto!
Primeiro ponto: ótimo desenvolvimento. Para quem lia minhas resenhas, acho que devem saber que desenvolvimento é um ponto que pesa muito para mim, e, honestamente, eu amei o desenvolvimento desse livro. Tudo aconteceu de maneira totalmente plausível e tudo foi acontecendo no tempo certo, sem pressa ou atraso, do jeitinho que eu estava esperando.
Segundo ponto: fechamento de ciclos. Quanto terminei o primeiro livro, genuinamente nem reparei na quantidade de ciclos que foram deixados em aberto, mas É Assim que Começa não só me mostrou esses ciclos, como também conseguiu fechá-los de forma plausível e bem desenvolvida. O livro contém muitas coisas que eu nem sabia que precisava saber, mas após ler eu sentia como se algum vazio deixado pelo anterior tivesse sido preenchido, realmente incrível.
Terceiro ponto: personagens envolventes. Sendo sincero, como eu achava que todos os ciclos já haviam sido fechados no primeiro livro, não consegui imaginar como os personagens ? e o livro em si ? poderiam me envolver, mas eu não poderia estar mais errado. Atlas e Lily narrando um livro era simplesmente o que eu mais precisava na minha vida, eu só não sabia disso. Os personagens desse livro me envolveram tanto que fiquei triste no final por já ter acabado. Inclusive, devo dizer que não foram só os dois protagonistas que roubaram a cena, uns certos personagens novos ganharam meu coração de uma forma que nem sei explicar, amo muito eles!! Enfim, se estiver preocupado com os personagens não te envolverem como envolveram no primeiro livro, pode tirar isso da cabeça!
Quarto ponto: ótima escrita. Bem, não é segredo que a escrita da CoHo é impecável, você pode até não gostar dela, mas dizer que a escrita não prende do início ao fim seria uma mentira. Eu simplesmente adoro a escrita dela, só li 3 livros da mesma, porém, meus amores, dando nota 5 ou nota 2.5, sempre leio os livros dela de uma vez. É só pegar que poof já foi, devorei. Sério, a escrita me prende tanto que não importa a ressaca, quando leio, leio tudo de uma vez.
Quinto ponto: críticas sociais excelentes. Bicho, esse livro me fez refletir tanto que vocês não tem noção. Quando li o primeiro livro, minha visão sobre uma mulher que sofre violência doméstica mudou muito, o livro mostra como realmente é tudo de forma clara, e eu fiquei apaixonado por ele exatamente por ter aberto meus olhos daquela forma. Bem, esse livro fez o mesmo. No fim de É Assim que Acaba, eu jamais teria pensado sobre como seria o depois. Não me toquei que Ryle ainda estaria ali, nem que não seria tão fácil assim para Atlas e Lily voltarem. Para mim, após aquele final a história só ficaria feliz e nada mais aconteceria, mas como eu já disse várias vezes nessa resenha, eu estava errado. O livro aborda o depois, aborda como fica a vida de alguém que sofreu abuso, principalmente no caso de Lily, que teve uma filha com seu abusador. E, além disso, também tiveram muitas críticas relacionadas ao abandono de menores. Aos maus tratos de pais com filhos. Enfim, dá pra ter uma noção do quanto o livro é bom, né? Trazer problemas tão presentes na sociedade de forma que se possa entender de verdade como é viver aquilo, pra mim essa é a parte mais incrível tanto do primeiro quanto desse segundo livro.
Sexto ponto: livro sem foco principal. Sim, mesmo tendo adorado o livro, ainda tenho alguma reclamação sobre ele. No livro anterior, todos sabem que tinha, de fato, um tema específico mo qual o livro se voltava, mas isso não é visto em É Assim que Começa. O livro tem muitos focos diferentes, e quando tudo é colocado junto você sente que muitas coisas são desconexas e sem foco. Todavia, eu mesmo tenho certa "desculpa" para essa falta de foco. O livro pareceu ser realmente feito apenas para fechar os ciclos que foram deixados em aberto no primeiro, então é entendível que não tenha um foco principal como teve no primeiro livro. Esse ponto não chegou a ser algo tão relevante para mim, mas foi o responsável pelo -0,5 da minha nota.
Por fim, quero deixar bem claro ? se já não deixei ? que recomendo muito o livro. Atendeu totalmente às minhas expectativas e foi tão bom quanto eu esperava que fosse. Realmente adorei o livro, leiam!!