spoiler visualizarJane Mary 26/05/2023
Muito além do Jardim...
Um livro intenso, com uma narrativa de uma história pesada cheia de detalhes onde conhecemos não somente a terrivel história que se passa no Jardim mas a narrativa nos leva a triste história de abandono, negligência familiar, pedofilia, nos mostra um pouco o mundo dos acumuladores, mas o principal a história de uma criança que cresce indesejada, sem amor no mundo e se vê obrigada e trilhar seu próprio caminho e não tem outra opção no mundo a não ser se fechar pra tudo e todos e ser forte... o Jardim das borboleta nos conta uma história de atrocidades cometidas por um serial Killer e toda sua descendência, porém é bem mais que isso nos leva a reflexões sobre a personalidade humana e como é formada pelos traumas de infância causadas por abandono, abusos, e falta de estrutura familiar, um Lar amoroso e acolhedor.
Na narrativa se da com o inicio onde conhecemos a fundo mais aos poucos as dores de Maya, no Jardim das Borboletas e de suas companheiras de confinamento. A Autora descreve com uma riqueza de detalhes que causa resulpa, revolta, indignação, tamanha a violência e atrocidades aqui descrita.
Vemos relatos da vida de Irana Morrissey que julgo ser a fase em que ela se encontrou como pessoa no mundo e realmente se sentiu parte de algo, de uma família de verdade.
E a triste história de abandono, negligência familiar e abusos de Samira Grantaire, apesar de todas as atrocidades apresentadas durante toda narrativa no decorrer do livro os traumas a negligência e falta de estrutura familiar a que foi atribuida à personagem creio ser a parte mais difícil de todo contexto, criança nenhuma deve ser privada de um Lar que a proteja , de um Lar acolhedor de pais amorosos que amem, sem palavras a esta fase da história.
Livro forte em sua narrativa tão detalhada, com personagens tão bem construídos, mas que choca com a crueldade abordada.