spoiler visualizarMourAo 12/10/2022
Sobre o livro ?Se fosse perfeito?
É um livro muito emocional que aborda temas sensiveis como a infertelidade e os estragos que isso pode ter num relacionamento.
Gostei muito do facto da autora não romantizar a situação, ou seja ela não se limita só a mostrar as partes boas do casamento deles mas sim os erros que são cometidos, como a falta de comunicação e até mesmo o isolamento e opressão de sentimentos, fazendo com que este seja um livro com uma história extremamente real, principalmente porque mostra que todas as ações têm as suas consequências. É uma história com a qual eu me consegui identificar em vários momentos, e que me emocionou no final.
No inicio o livro pode parecer um pouco calmo demais, a narrativa não avança de uma forma rápida, muito pelo contrário, o leitor apenas está a conhecer a história do casal, quer no passado, quer no presente, sem saber muito bem como é que aquilo vai acabar ou onde a autora quer chegar com aquilo, e esta parte pode ser um pouco monótona porque chega a uma altura que não há mais por onde ir, já sabemos tudo o que há para saber da situação atual deles e por uns breves momentos parece que o final vai ser facil de absorver, mas não.
O final surpreendeu imenso pela positiva, e fez-me refletir tanto sobre a forma como nós vemos o nosso mundo. Uma das frases que mais me marcou neste livro foi ? Se apenas iluminar os seus defeitos, todos os seus perfeitos ficarão às escuras?, esta é uma frase que lemos no início do livro, e que para mim a principio não significava absolutamente nada, nem tinha entendido bem a mensagem que ela nos tentava passar, mas no fim tudo faz sentido, e é uma história de superação sim mas não é uma superação bonita é uma superação real.