J. J Coelho 20/10/2024
Resenha da série
Não tenho como resenhar só um único livro, preciso falar da série como um todo.
O Lar da Srta. Peregrine fez parte da minha formação, tanto quanto leitor quanto como autor. O estilo do Ransom Riggs é muito influente pra mim. Pra muitos isso foi Harry Potter e sinceramente eu me considero sortudo por não ter sido o mesmo comigo kkkk Enfim, leio os livros desde os 16 anos, tinha a idade do protagonista e fui acompanhando os lançamentos desde então.
Com o passar do tempo eu senti que fiquei "velho demais" para esse tipo de narrativa. Histórias épicas de Bem vs. Mal começam a parecer inocentes demais quando você tem 24 anos e entende melhor o mundo. Mas isso não me impediu de ler até o fim. Eu geralmente tenho um apreço por histórias que usam pessoas com poderes como metáfora para pessoas marginalizadas, e, embora esse não tenha sido o foco da saga, é bem legal ver os indicativos de que a série está comentando sobre racismo, homofobia, sexismo e antisemitismo.
O Ransom Riggs sempre foi consistente demais com a personalidade de cada personagem em todos os 6 volumes. Dá pra saber exatamente quem está falando o quê só pelo conteúdo e a escolha das palavras. Ele também arrasa na prosa. Amo as descrições e as comparações que ele usa pra desenhar imagens claras na sua cabeça. A ideia das fotografias é genial, embora dê pra perceber que elas foram perdendo a importância com o decorrer dos lançamentos. O RR parecia mais preocupado em contar sua própria história do que ter que ficar se prendendo às "ilustrações", e eu respeito isso. A série quase sempre se passa em 1940, e eu amo imaginar tudo com essa estética vintage.
Mas a série não é perfeita. Eu particularmente odiei que Emma e Jacob se separaram no quarto livro e virou Noor e Jacob. Esse casal é forçado e não têm química nenhuma. O Jacob se apaixona e desapaixona com uma facilidade imensa. Está comprometido em um dia, separado no outro, curado do coração partido no terceiro e, no quarto dia, já tem uma namorada nova. A impressão que fica é de que o autor estava se importando demais com os leitores que criticavam a Emma ser a ex-namorada do avô do Jacob. Ele foi tentar agradar gregos e troianos e acabou desagradando todo mundo.
No mais, eu só tenho a agradecer o autor por ter me dado toda essa aventura e escapismo! O mundo peculiar é fascinante!