Mariana.Vilela 25/06/2023Remarkably bright creaturesQuando um livro é muito hypado e tem uma nota muito alta, sempre fica a sensação de estar fora da bolha. Então...
Eu não acho que é um livro efetivamente ruim, mas ele bem mais básico do que achei que seria. Mas eu sei que existe um público para isso. Nem todo mundo já leu tanta coisa ou sequer vai ler tanta coisa.
Mas, se você já tem muitos anos e bagagem de leitura, talvez esse livro não tenha o mesmo impacto para você.
Esse é aquele típico livro em que temos uma personagem que passou por momentos difíceis na vida com o luto, e agora ela se vê apegada a algo novo, o que faz a vida dela mudar.
E, sim, esse é um tipo de história que me interessa, mas achei que tudo foi muito simples. E as discussões sobre a vida foram parecidas com tantas outras que já li antes.
A relação com o polvo é divertida, mas como ele narra a história em alguns momentos, quase fica parecendo como se ele fosse uma pessoa real e não um polvo (sim, eu sei que isso pode ser o intuito, mas perde o brilho da relação pet/humano).
O "mistério" do livro também não foi muito difícil de entender. Veja bem, se a sinopse não tenciona a contar que existe uma terceira narração, é óbvio que tem um motivo pra isso. Acho que se não ficasse tão escondido da sinopse, talvez fosse um plot mais surpreendente.
E confesso que não me apeguei tanto aos personagens. Não sei se foi uma questão de escrita, ou só que a história não estava funcionando tanto para mim.
Porém, não é um livro difícil de ler. É bem rápido e bem pontual. Não é cansativo, o que não me fez desistir da história.
Não estou fazendo ninguém desistir de ler, mas não vá com tanta expectativa.