Edreira 24/04/2022
Tirando o elefante da sala
O que o Joel Greenblatt coloca neste livro é tão valioso quanto as barras de ouro que o Sílvio Santos oferecia como prêmio no "Show do Milhão" (Saudades, aliás).
Vivemos em uma época em que os gurus de investimentos invadiram as nossas casas: YouTube, Instagram, Tik Tok, Spotify, Twitter, etc. Porém você pode me perguntar: "Um minuto. E isso é ruim?" Não necessariamente, o problema é que tem muito ruído neste mar de informações, e em um país onde nós não aprendemos nada (repito: NADA) a respeito de finanças domésticas e educação financeira em nenhum momento da nossa juventude (ao menos que seus pais trabalhem no mercado financeiro, aí você foi exceção), não sabemos muito bem o que fazer.
"O INSS não vai te ajudar na aposentadoria" Ok. E o que eu deveria fazer?
"Invista!" Beleza. No que? Onde?
"Historicamente, ações foi o melhor investimento de longo prazo" Certo. Mas quais ações eu compro?
"Compre de boas empresas" Tudo bem! Eeer, mas assim, como eu sei se uma empresa é boa ou não?
Quando nos deparamos com o que precisamos aprender e entender de contabilidade financeira sobre investimentos (Ah, aquela sopa de letrinhas: EBITDA, P/V, ROE, P/L, etc) para tiramos uma ideia se uma empresa é boa o suficiente para eu confiar parte do meu dinheiro da aposentadoria, bate aquela preguiça e desânimo.
Joel Greenblatt, porém, vem nos ajudar. Construindo uma "formula mágica" que funciona desde os anos noventa, ele consegui ter retornos excelentes. O melhor de tudo é que a fórmula é tão simples de se entender e aplicar quando a forma como ele escreveu o livro.
Se você está perdido no oceano dos investimentos, eu altamente recomendo está obra para ti. Se bobear, ela pode ser a primeira e a última. Ela te entrega praticamente tudo o que você precisa saber e fazer.
Boa leitura!