jéss 16/05/2022
Plot desperdiçado
Faltou desenvolvimento!
A vida de Gabriela é bem complexa, pelo menos é isso que dá a entender, mas toda essa complexidade se perde quando ela chega no RJ. Comportamentos rebeldes não são tão fáceis de deixar de lado, mas a narrativa esqueceu completamente a Gabriela quebrada. O plot dela ficou de lado para dar espaço para a introdução do romance, o que não foi legal.
O plot da Laura também foi jogado. Por que ela mentiu, além do fato de querer se enturmar? Não existir um motivo mais forte, além disso, deixou tudo muito superficial. Isso me fez pegar antipatia pela Laura. Laura não desperta pena, não é vítima e nem nada, ela é apenas superficial e ingrata.
Depois que tudo é descoberto, como que a escola não notificou os pais? Isso não existe!
OK, o sigilo da psicóloga que a atendeu é normal, porque é típico da profissão. Mas a equipe pedagógica? Eu sei que ela fez aniversário antes de tudo e já era maior de idade, mas o livro deu a entender que os pais ainda respondiam por ela. Enfim? cheguei ao final com a sensação que a Laura não aprendeu nada com os erros e voltaria a cometê-lo se fosse necessário.
Outro ponto: a relação abusiva de Laura e Léo também foi jogada de lado. Não convenceu, não foi bem trabalhada e tratada. Ficou parecendo que a única função dessa relação era poder separar o casal.
Quando Gabriela joga na cara da Laura que ela está numa relação abusiva foi de uma falta de sensibilidade sem tamanho. E ainda questionou o fato dela não estar pronta para admitir que era vítima de violência psicológica. Como ela poderia estar?
O romance é bem forçado, não existe uma passagem da amizade para o romance, parece que ficou estagnado ali no campo da amizade, e elas só ficam juntas porque tinha que ser assim. A Laura é totalmente sem noção e faz caos na vida da Gabriela e depois volta como se nada tivesse acontecido e não existe uma grande problemática aí. Gabriela é totalmente obcecada pela Laura e isso limitou ela a isso: viver pela Laura.
E aqui não é, nem de longe, um enemies to lovers, é, no máximo, e olhe lá, um rivals to lovers mal explorado.
O plot é bom, apenas foi mal executado. Faltou desenvolvimento, faltou sensibilidade em algumas partes. Para os próximos livros, eu recomendaria leitura crítica e sensível.