Rodrigo509 25/08/2023
Há inúmeros personagens conhecidos pelo grande público, mas, poucos se tornaram Ícones. Eu já falei do Chespirito neste blog, e das suas séries Chaves e Chapolin.
E, mais uma vez, a Estética Torta resolveu publicar (ou melhor, republicar) o livro Seu Madruga - Vila e Obra, escrito pelo jornalista Pablo Kaschner, em 2010.
Como o próprio nome diz, o livro faz um apanhado geral do maior símbolo da vagabundagem e com muita coisa em comum com os brasileiros. Todos estão careca de saber que Seu Madruga foi interpretado por Ramón Valdés.
Mas, o que ninguém sabe é que o ator fez inúmeros filmes, muito antes de ser conhecido mundialmente como o intérprete do pai da Chiquinha.
Para os fãs do Chaves e Chapolin, Seu Madruga é ícone pop. Sem contar que Ramón também fez os vilões, como Tripa Seca, Racha Cuca e o Pirata Alma Negra.
Aqui, o escritor coleta as famosas frases de efeito ditas pelo maior pau-pra-toda-obra da vila, que deveu 14 meses de barriga para o Sr. Aluguel, que vive apanhando da Dona Florinda, aguenta as investidas da Bruxa do 71 e bate no Chaves.
Seu Madruga não é apenas um personagem. É Mito, até na música. Se soubessem as bandas com nomes easter-eggs do seriado que existem no Brasil...
Tem até música própria no lendário disco do Chaves (que poderia ser relançado nesse momento!). Sem falar que personalidades, tanto conhecidas ou não, rasgam elogios ao tripa escorrida.
O livro teve a coragem de "entrevistar" o próprio Madruguinha, o seu dublador Carlos Siedl e Edgar Vivar.
Bom, agora é ler esse livro e morrer de rir com as presepadas do Filósofo Don Ramón.