spoiler visualizarLaryssa234 27/08/2024
Surpreendida
Quando iniciei a leitura achei que seria algo bobo e superficial, mas esse livro me impactou profundamente.
Após a morte de seu avô, o jovem Rintaro se vê perdido e desmotivado, pois além de ter que lidar com seu luto, ele tem que cuidar da livraria/sebo do avô.
Porém, surpreendentemente, um belo dia, um gato falante aparece no fundo de sua livraria e o chama para uma aventura. Mesmo com todos os poréns, Rintaro embarca nessa empreitada.
O livro é dividido em quatro grandes aventuras e lições:
A primeira aventura é sobre um homem que só se importa com o status de leitor, ele é um exibiocionista de livros, sua estante é como um showroom.
Todos os livros completamente conservados, nunca abertos, folheados,muito menos grifados. Devemos ter cuidado com os livros, mas não ao ponto de torná-los objetos de decoração.
Rintaro argumenta com este homem, e o mostra o quão maravilhoso é realmente ler, sem se preocupar em parecer algo que não é.
A segunda aventura, Rintaro se depara com um homem que picota os livros. Um destruidor que corta páginas e descarta outras. Um defensor da ?dinamização da leitura?. Ele é um pesquisador de como ler mais rápido, resume alguns livros em poucas frases ou páginas e junta vários livros em um só. Dessa forma, as pessoas poderiam ler vários livros de uma só vez, pois veja bem, a grande literatura não se adequa aos parâmetros atuais.
Porém Rintaro o explica que ler é como escalar uma alta montanha, ler não é só prazer e entretenimento, é preciso reler trechos várias vezes, é um trabalho árduo, lento e duro, mas que trás uma bela vista após a escalada. Leituras dinâmicas e best-sellers nada mais é o que nossa sociedade exige, remar contra a maré é proteger o amor a literatura.
A terceira aventura é a respeito de um dono de uma grande livraria. Livrarias não sobrevivem se não venderem. É preciso vender livros que vendem. Os livros são produzidos de acordo com o que a sociedade exige, não é importante trazer filosofias ou verdades difíceis. A leitura está na moda e oferece status, a melhor forma de atrair leitores é através de passagens pornográficas ou violentas. A sociedade procura por algo fácil, barato e emocionante.
Dessa forma, as grandes obras-primas são esquecidas e deixadas de lado.
A quarta lição é sobre o impacto da leitura (a boa leitura) na vida das pessoas: bons livros nos ensinam a empatia, nos fazem entender os outros seres humanos. Um livro lido e estimado ganha uma alma, um livro querido sempre volta para ajudar seu leitor.