Talia.Moniz 30/05/2022
a verdadeira amiga genial
Elena Ferrante é de longe a minha escritora contemporânea preferida. Para mim não há ninguém que se equivala em termos de descrição da complexidade feminina e os seus relacionamentos e eu nunca irei de parar de falar sobre isso.
Esta coleção de textos refletiu essencialmente sobre a sua criação artística e a forma como ela perceciona a sua própria escrita. A maneira como ela sente, como ser mulher influencia a sua arte e de como o facto de como ter tido tão poucas referências literárias femininas durante a adolescência lhe dificultou a sua criação literária, uma vez que argumenta que a escrita é uma grande acumulação de histórias de outras pessoas, não é algo que surge do nada.
Foi uma leitura genial, pois me deu um relance da mente da minha escritora preferida: a sua forma de criar as suas protagonistas, a leda, a olga, a lenu e a lila. Personagens essas que considero absurdamente marcante e muito características da obra de Ferrante. Uma leitura essencial para qualquer escritor que quiser uma leitura sobre a criação literária.