Rodrigo.Macedo 27/01/2024
Para que ler em voz alta?
Na sala de planejamento de aula onde trabalho, um amigo entregou-me um livro, cujo título não me lembro, e pediu para que lesse um trecho. Li em voz alta, dum jeito bem exagerado, gesticulando bem as palavras e as mãos (não faria isso se não estivesse somente nós dois na sala). Ele deu risada da situação. Lembro que a compreensão do excerto me ocorreu de imediato, sem a necessidade de reler. Talvez por pensar, expressar e escutar a palavra lida.
Depois de uns dias, tendo percebido que gosto de ler em voz alta, ele apareceu com o livro intitulado " O mínimo sobre leitura em voz alta", da autora brasileira Marcela Saint Martin. Interessei-me pelo título pois sou um adepto dessa prática, já que leio para meus filhos.
Apesar de ler para os meus pequenos desde quando eram bebezinhos, hoje com 3 e 5 anos, e já saber dos benefícios cognitivos e emocionais intrínsecos na leitura, fiquei surpreso com a quantidade de estudos que comprovam seus benefícios; além das estratégias mais adequadas de acordo com a faixa etária.
A capacidade de improvisar histórias com base nas ilustrações afim de manter a atenção dos meus filhos foram um dos muitos hábitos que desenvolvi ao ler para meus filhos. Interessante que essa abordagem é, segundo a autora, uma forma benéfica de leitura.
Além dessa abordagem, outra, que talvez eu e muitos pais fazem de forma inconsciente e que é recomendado por Saint Martin, é o espaço para as crianças completarem as palavras do final da frase. Essa é apenas uma das várias estratégias estruturadas por ordem de dificuldade que a autora sugere.
No geral, o livro, apesar de pequeno, é muito enfático em sua proposta. A autora martela em nossos ouvidos o tempo todo sobre a importância da leitura em voz alta para as crianças. Acho bom saber disso continuamente ao longo da minha vida. Num país como o nosso, onde os índices de leitura são ridículos, a voz da Marcela Saint Martin deve ser amplificada para que as pessoas conscientizem-se da importância da leitura na vida de uma pessoa.