Cris 05/08/2023
H. D. Carlton, você escreve tão bem, mas ...
Conheci a escrita da autora H. D. Carlton através do livro 'Assombrando Adeline' e de cara percebi duas coisas: a narrativa flui que é uma beleza mas é necessário saber onde se está pisando para não se chocar com os gatilhos presentes em suas histórias. Por mais que Carlton, praticamente, enumere os temas sensíveis contidos em seus livros é bom ir com calma pois ela não economiza em problemáticas e bizarrices.
Lançado este ano e pertencente ao gênero dark romance, 'Isso Dói' conta a história de duas pessoas que tiveram que crescer cedo demais devido seus traumas do passado. Sawyer Bennett tem lá seus 24 anos e é muito bonita, usa de sua beleza para aplicar pequenos furtos, e em uma tentativa de fugir da polícia, acaba conhecendo Enzo Vitale e vê nele a chance de se dar bem pelos próximos dias. O que ela não contava era viver uma tórrida paixão e acabar presa numa ilha deserta com o misterioso biológico marinho após uma terrível tempestade. Chegando nesse isolado e perigoso lugar, conhecem um senhor e lá recebem abrigo perto de um farol, no entanto, o que era para ser uma, digamos que, salvação, torna-se o motivo de eles quererem sair de lá desesperadamente. Isso porque o velho decidiu recebê-los em sua residência com várias condições no mínimo questionáveis, a casa mais parecia um lar abandonado, mas, mediante a situação deles no momento, seria mais do que irrelevante dormir com a porta trancada até esperar o próximo navio cargueiro. Afinal, eles estavam a salvo ali, não é mesmo?
(...) Às vezes as pessoas são apenas estranhas e têm peculiaridades ainda mais estranhas.
Gente do céu! O que foi a leitura desse livro? Ele poderia ser um senhor dark com direito a muitas impressões sobrenaturais pois o enredo te leva a crer em fantasmas num determinado momento da história, entretanto, a realidade dos fatos se revela muito pior colocando mais uma vez a polícia no encalço da protagonista. Bem, eu polparei todos esses detalhes acerca do plot twist em razão de ele ser o ponto alto de tudo para início de conversa rs.
Quem lê o começo da minha resenha chega a pensar que o motivo do livro ser dark se diz a respeito à própria trama, nem tanto pois já li enredos muito mais pesados. 'Isso Dói' é o que é pelo seus personagens extremamente polêmicos. O mais perturbado ali para mim é o próprio Enzo que decide se vingar da Sawyer de maneira sádica... sádica demais até para o próprio gênero. Não sei, mas estou começando a acreditar que muitos autores quando querem perder a mão, usam a desculpa do "é dark" só para alguns leitores relevarem tanta maluquice de enredo. Que bizarrice foi aquela de transar com a Sawyer enquanto ela era afogada, enforcada e ainda por cima quando tentava se salvar de um possível ataque de tubarão? E tudo isso com ela extremamente excitada? Oi? Pelo amor de Deus... isso foi o cúmulo, até para o dark! Banalização da mais esdrúxula possível. Mas peraí, livro dark tem cúmulo rs? Para mim o limite foi atingido logo nos capítulos iniciais e conforme ia lendo não conseguia ver desenvolvimento nenhum entre eles, as cenas se repetiam e nada mudava, tudo era sujo demais com nenhuma fragilidade bem trabalhada que tanto busco em leituras desse tipo. Sei de TODAS as problemáticas de um livro dark pois sou leitora assídua do gênero, sendo assim, posso dizer que não teve nada ali que, no mínimo, me deixasse envolvida pelo casal. Já com os demais arcos que não se limitam ao Enzo e a Sawyer, me vi absorvida e muito curiosa.
Devo assumir que a escrita da autora é muito boa, boa mesmo! Mesmo achando quase tudo ali absurdo demais, não consegui desgrudar do livro até seu desfecho. E se isso não for talento, não sei de mais nada pois mesmo não gostando me via estranhamente envolvida. Ao final, não vi pontas soltas e defeitos a não ser o próprio casal, a meu ver rs!
Este é o segundo livro da H. D. Carlton que leio e tive problemas muito semelhantes em 'Assombrando Adeline'. Lá me envolvi com a trama em geral mas não com os protagonistas, também senti que não teve desenvolvimento algum fora o campo do sexo, e sexo não convencional, okay? Sei lá, talvez suas histórias não sejam escritas para mim e é uma pena pois Carlton escreve bem e consegue me manter presa às suas teias apesar de colocar a mão na consciência do prólogo ao epílogo rs...
Finalmente encerro dizendo que, embora não tenha tido uma experiência satisfatória, arrisco dizer que o livro irá satisfazer grande parte dos consumidores do gênero. Também arrisco que essa satisfação em muito se resumirá às infindáveis e polêmicas cenas de sexo que Enzo e Sawyer protagonizam. No mais é um livro que tinha tudo para ser muito mais do que, infelizmente, é: uma avalanche de abusos com a etiqueta em letras garrafais de Dark Romance