spoiler visualizarDeza 19/12/2023
Isso Dói?
Sawyer vive fugindo e trocando de identidade a cada novo lugar em que chega, pq não pode ser encontrada e forçada a reviver seus traumas do passado. Enzo, apesar do sentimento de abandono que carrega dentro de si e que o endureceu com o passar dos anos, encontrou no mar sua verdadeira paixão, mergulhando com tubarões, onde realiza pesquisas sobre a vida desses grandiosos animais marinhos.
O destino acaba não só os unindo, mas fazendo com que ambos fiquem isolados em um farol, após naufragarem, na companhia de um senhor estranho e nem um pouco confiável... Caberá a eles deixarem suas diferenças de lado e unir forças para tentar sair vivos dessa situação.
Achei a leitura fluída, os personagens foram bem construídos (exceto Simon que senti ele meio aleatório em toda a estória, sem um rumo ou um pq, mas entendo tbm que em nada acrescentaria na trama sabermos de onde ele veio ou para onde vai).
Apesar das cenas +18, não achei que foi excessivo... A autora não deixou de lado todo o mistério em torno do Sylvester e sua família, os barulhos dos "fantasmas" pelo farol a noite. E por falar em fantasmas, me admira que Enzo tenha abraçado a explicação, quando ele mesmo deixou claro, logo no início, que era cético e não parecia acreditar nem um pouco na explicação do velho Sylvester a respeito dos barulhos de correntes que ouviam durante a noite. Estava meio que óbvio que se tratava de um ser humano real ali, batendo os punhos no chão, como se quisesse se comunicar de alguma forma, caminhando acorrentado no andar de cima. Não custava nada investigar melhor isso para descobrirem logo o que estava acontecendo, qual a verdade por trás de tudo isso. Mas eles preferiram só ficarem assustados e tentando lidar com total naturalidade que eram mesmo espíritos furiosos ali querendo chamar a atenção enquanto ficavam se cagando de medo, sem conseguir dormir, enfim... kkkkkk
Os traumas passados de ambos também foi algo que a autora foi trabalhando no decorrer da narrativa, nos apresentando cada situação ocorrida no passados dos personagens, fazendo com que o leitor compreendesse melhor tanto Sawyer quanto Enzo.
O plot a respeito do farol foi um pouco previsível assim como a forma como Sawyer conseguiu se livrar dos abusos de seu irmão, fazendo com ela tivesse que se mudar de cidade e estado frequentemente, fugindo, mas ainda assim ler pela perspectiva dos personagens faz com que a experiência de leitura continue sendo boa, apesar do leitor já ter deduzido o que aconteceu.
É um livro que vale a pena ser lido, desde que vc se atente aos gatilhos, respeitando seus próprios limites durante a leitura.