Books at Noon 12/10/2022De Repente Bruxa - Julia TuffsAviso de conteúdo: machismo, sexismo, bullying, assédi0 e rivalidade feminina.
Jessie Jones só quer passar despercebida pelo terror do Ensino Médio, ainda mais estando em uma nova cidade e escola. Os garotos são machistas e sexistas, fazem listas com notas e zombam da aparência das garotas, e sempre saem impunes de tudo isso já que o diretor não faz nada contra eles. Até que coisas estranhas começam a acontecer quando ela sente fortes cólicas, um garoto fica com a pele cheia de acne, o nariz de outro cresce conforme ele mente, e Jessie descobre que é uma bruxa.
Ela e sua irmã estão passando pelos mesmos sintomas, mas só ela parece estar lidando com isso de forma negativa. Já é difícil para ela ser invisível sem o fatos bruxa envolvido, e ela teme que seus poderes descontrolados acabem causando um desastre. Jessie terá que aprender a controlar seus poderes, junto com sua irmã, sua mãe e sua avó, enquanto tenta descobrir uma forma de combater a masculinidade tóxica e o machismo na escola.
Por ser um YA, eu não estava me sentindo muito conectada com as situações dos adolescentes, mas conforme o livro avançou, eu me senti mais presa na história, tentando adivinhar o que iria acontecer. Acho que todos passamos por bullying de alguma forma, seja sofrendo ou vendo alguém sofrer, e hoje em dia parece que isso está ainda maior, cabe a nossa geração passar uma mensagem positiva para os mais jovens.
A lição final do livro é ótima, principalmente para jovens em idade escolar, e que mesmo com o fator magia, mostrou como a união das garotas que tornou tudo possível. E por falar nas garotas, a amizade de Jessie com Summer e Tabitha, foi uma grande força para ela, gostei muito de ler uma historia que não focou em romance, mas em como unidas as garotas e mulheres podem ir longe e combater o machismo.