@cortedeamigaselivros 18/04/2023
Um livro sobre a realidade de ser mulher!
?Ser mulher não é uma coisa fácil, meu filho. E para uma mulher que não se encaixa nos padrões, é muito pior."
Em "Ave Marias", Carol Meyer retrata a vida de 12 mulheres, todas ligadas pelo nome Maria. Mas que poderiam muito bem ser qualquer uma de nós.
Carol narrou com primazia e sem preâmbulos, a história de muitas mulheres. Histórias que acontecem todos os dias, a todo momento. Mulheres que se apaixonam e são destruídas por quem prometeu ama-las, mulheres que são vi0ladas, mulheres que foram tirado seu poder de liberdade, mulheres vítimas de uma sociedade machista e patriarcal. Mas acima de tudo, mulheres fortes, que não desistem de lutar, que carregam consigo uma força imensa, que batalham, sempre de pé.
Esse é o tipo de livro que te machuca, que te faz ver o quanto a realidade é dolorosa. O quanto nós mulheres sofremos e o quanto precisamos lutar, unir forças e batalhar para uma sociedade que não nos oprima. Cada página doeu, criou raízes em mim, mas ver o poder, a força e resiliência que nós mulheres carregamos, é de se orgulhar. E a autora soube retratar tudo isso de forma real e ao mesmo tempo tocante.
Me identifiquei com várias das histórias, mas duas delas que mais me marcaram foram a de Diva Maria e Maria de Lourdes. A primeira conta a história de uma presidiária e sua reinserção na sociedade, a maneira como ela começou a enxergar a vida e aceitar a mudança, foi emocionante. Já Maria de Lourdes, sofria abusos, principalmente físicos, do marido, quando percebe dentro de si uma força descomunal e decide sair da situação em que se encontrava e pedir ajuda.
Este é um livro que suscita fortes emoções, um livro para aqueles que aceitam o poder da mudança, o poder de ser mulher e encontrar sua força, mesmo nas dificuldades. Uma leitura por vezes dolorosa, mas que te acalenta com a promessa de que recomeçar é possível.
Se você procura uma leitura que vai te surpreender e te fazer refletir, te recomendo fortemente "Ave Marias".