Inana

Inana Enheduana




Resenhas - Inana


6 encontrados | exibindo 1 a 6


icomatias 03/07/2024

A primeira pessoa escritora é mulher.
Linda tradução do Guilherme Gontijo do poema escrito por Enheduana, pessoa (mulher) cujo poema é o texto com autoria mais antigo em que se há registro histórico. O poema fala sobre a deusa Ishtar/Inana, mito sumério/mesopotâmico que dei também origem ao planeta Vênus. A história da descida da deusa ao mundo dos mortos e sua exaltação, quando sai desta esfera, é uma expressão simbólica pro ciclo sinódico do planeta que hoje conhecemos como Vênus. Além desta peculiaridade de transformar fato em mito, ou eternizar o fato em mito, a historia traz importantes registros pra pensar papeis de gênero que desconstrói o essencialismo da passividade/fragilidade/delicadeza/ no feminino.
RenanDuarte 14/07/2024minha estante
Deu vontade de ler


icomatias 14/07/2024minha estante
Vale a pena. Da pra ler numa sentada.


RenanDuarte 14/07/2024minha estante
Gosto!




Artemis 16/02/2023

"Em tua asa senhora,o dente corta pedra"
Inana era uma antiga deusa bastante cultuada na Mesopotâmia numa época em que nem nossos bisavós eram nascidos, de forma geral ela é conhecida como deusa dos céus,do amor,sexo e da guerra, a princesa suméria Enheduana deu vida as histórias sobre a divindade através de seus poemas,que são lindos,épicos e enredados,foi revigorante conhecer versos fora do âmbito ocidental, recomendo muito.
comentários(0)comente



Camila.Gama 09/02/2024

Inana e sua sacerdotisa
Livro muito interessante sobre a deusa mesopotâmica Inana. Ele traz o texto original da primeira mulher que se tem registro, escritora, e sacerdotisa da deusa. Após o poema original há uma tradução e uma explicação dos deuses ali presentes. É muito interessante na contextualização encontrar semelhança com deuses que vieram depois ou de outros lugares, e me fez refletir o porquê não temos mais histórias que contam sobre esses deuses Mesopotâmicos. Vale a leitura!
comentários(0)comente



Luiza 03/09/2024

?Plena e replena pari a canção, por ti senhora excelsa?
São dois textos: ?A Exaltação de Inana?, de Enheduana (sacerdotisa de Ur e filha de Sargão da Acádia) e ?A descida de Inana ao Mundo dos Mortos?, de autoria desconhecida. Que verdadeiro deleite é ler esses dois tesouros, escritos há mais de 4000 anos e feitos por povos de culturas riquíssimas da Antiga Mesopotâmia. É um texto belíssimo, impactante e que desperta a curiosidade para conhecer mais sobre sumérios, acádios, assírios e os demais povos da região. É uma leitura acessível, ainda mais com as notas que ajudam muito na sua compreensão e conhecimento do panteão mesopotâmico. Muito recomendado.
comentários(0)comente



Feliky 18/09/2024

Vale a pena, bem fluido
Muito bom! São dois textos diferentes, um é a Exaltação de Inana e o outro é a Descida de Inana (há mais de um texto sobre esse assunto, como a edição deixa claro. Essa é uma das versões) que contém comentários contextualizadores e explicativos. Há alguns errinhos de português, mas me pareceu mais um problema da revisão que da ortografia e, sinceramente, não é nada que realmente atrapalhe. O motivo para eu não dar 5 é que sinto que os comentários poderiam ter explorado mais os textos. Eu prefiro o segundo, sobre a Descida, pois ele realmente visa ter um enredo enquanto o primeiro é um hino religioso, mas ambos são interessantes. Eu diria que a parte mais interessante da Exaltação de Inana é a possibilidade de ter ideias sobre o papel da mulher na Babilônia por meio dele, já que foi escrito por uma sacerdotisa.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR