Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo Thalita Rebouças




Resenhas -


64 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


cahlendo 30/12/2023

Uma Thalita Rebouças surpreendente e exploradora...
"Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo" é a obra da autora carioca Thalita Rebouças que mais me surpreendeu. Esse é o 8o livro dela que leio, e ele junta tudo de suas características de escrita que conheci nos demais. O livro como o todo é a exploração da sexualidade e da luta contra os medos da personagem principal, a primeira protagonista gay de Thalita Rebouças, Natali.
Obra super moderna e com bastantes referências musicais, literárias, etc. E também é a cara da literatura contemporânea!
Eu esperava algo completamente diferente. Primeiramente porque achei que seria infanto-juvenil, porém o linguajar é bem +18 por conter cenas explícitas de s3x0, menções pouco corriqueiras como m4sturb4çã0 e palavrões. Não que isso seja ruim.
Além do mais, senti falta de um clima natalino/de fim de ano (pelo fato de Natali ter nascido no Natal e pelo design da capa), e também achei a protagonista confusa, quando a narrativa nos tenta convencer de que ela está decidida. Fora que ela é a sua própria vilã, a que toma as piores decisões e tem os piores pensamentos, porém essa é a armadilha-chave da história.
A escrita é muito boa, porém ficou mal dividida.
Ah, e Thalita Rebouças só faltou apelar explicitamente para ele virar filme. Quem leu até a última página, sabe.
Bom, não é minha obra favorita dela, porém talvez a mais marcante e surpreendente para todos!
cahlendo 30/12/2023minha estante
Dá para ler em 3 dias tranquilamente. Eu comecei ontem e terminei hoje. É de leve leitura. Esse livro poderia ter mais páginas tranquilamente, a fim de explorar alguns aspectos que ficaram para trás...




spoiler visualizar
cahlendo 30/12/2023minha estante
Nossa, eu vim pra cá procurando alguém que tinha ficado confuso com isso também, de ela ter se declarado antes. Eu voltei naquele capítulo diversas vezes.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Abelha Atarefada 18/09/2022

Esperava mais.
Sempre fui muito fã dos livros da Thalita, mas, dessa vez, foi um pouco diferente. Sinto que, a cada novo livro lançado por ela, não há nada de inovador. Histórias diferentes mas abordagens muito parecidas, assim deixando as leituras de seus livros um pouco repetitivas. Não odiei, até porque tem várias reflexões e ensinamentos bonitos, mas também não tive tanto interesse no livro! ?????
comentários(0)comente



Nando Ataide 20/09/2022

Auge
O que foi aquele momento que a namorada de Natali da de cara com a Mel e as duas - assustadas - se cumprimentam?

Achei ótimo a maneira que o terapeuta conduz a narrativa e ajuda ela com suas ?questões confusas?, devido aos pensamentos do pai, e ?sem respostas?.
comentários(0)comente



Kelly Midori @kemiroxtvliterario 28/09/2022

Resenha: Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo | Thalita Rebouças
Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo é um livro de ficção escrito pela autora Thalita Rebouças, corresponde a editora Rocco. Sendo de literatura nacional. Eu recebi esse livro em parceria com a editora com marcador e outros livros: O Livros dos Prazeres e A natureza das bruxas. A Thalita Rebouças é muito atenciosa nos stories repostou eles.

"Ela amou minha sugestão e começou a ler. A devorar. E todo dia isso era um assunto nosso, o Harry Potter. Ouvi-la narrando os capítulos e pedindo minha opinião era a coisa mais mágica de se viver. Ela falava com tanto entusiasmo, me agradecia pela insistência para que ela lesse os livros, e eu só queria dizer a ela o quanto eu gostava daquilo. Não só do Harry Potter, e dela gostar da série , mas dela." p.31

Esse livro é sobre a Natali uma garota que faz aniversário no mesmo dia do Natal e nesse exato dia ela quer contar para a família dela que ela é gay, ou seja, lésbica mas como diz a sinopse não aconteceu como ela imaginava. Esse livro na época mais linda do ano e com sua representatividade, é uma leitura leve, divertida e muito bem escrita.

"Tá podre esse cabelo. Mirou na Maísa e acertou no espantalho de O Mágico de Oz, tá ridículo!" p.68

Thalita Rebouças me surpreendeu por um livro em pleno 2022 eu gostar tanto dele, foi uma das minhas leituras favoritas de Setembro. É uma leitura muito fluída, e pode ser lida em maratonas literárias. Com referências de Harry Potter, Mágico de Oz, Uma mulher no escuro de Raphael Montes, Friends e Star Wars.

"Enquanto eu lia pela sétima vez Uma mulher no escuro, do Raphael Montes ( amo tudo que ele escreve) (...)" p.80

Portanto vale com certeza a leitura, é muito fácil de ser encontrado para adquirir ele. É um livro divertido sim mas também tem seus ensinamentos e experiências que os personagens vão adquirindo no decorrer do livro. Quem gostou muito desse livro é a Kaly do bookstagram @tiakahresenha e concordo com ela, eu indico.


"Ela e ele amavam Star Wars ( eu nunca tive saco para assistir, e ela me diz que isso é falta de caráter) (...)" p.226

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/09/resenha-natali-e-sua-vontade-idiota-de.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda 14/10/2022

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo - Thalita Rebouças
Resenha disponível no blog:

https://modoliterario.blogspot.com/2022/10/resenha-natali-e-sua-vontade-idiota-de.html

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/10/resenha-natali-e-sua-vontade-idiota-de.html
comentários(0)comente



Cristina117 11/11/2022

Vou começar esse breve resumo com uma frase lá dos anos 2000: o que dizer da Natali que conheci agora e considero pakas? ? Uma história linda de autodescobrimento, de superação, de amor e família! Uma história leve, que te prende e fazer querer ler tudo de uma vez só! Sério que livro lindo, quero ser amiga da Natali e da Pipa hahahah, amei ??
comentários(0)comente



Sara.Henkels 17/11/2022

Amei
Achei um livro muito gostoso de ler, super fluido, só não li tudo de uma vez porque estou lendo junto com o clube, mas ele é cheio de reflexões pra que todos entendam que todo mundo merece ser feliz do jeito que é.
Adorei, vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Lu R. 20/11/2022

Amei!!!
Que livro bom de ler. Ao mesmo tempo que é uma leitura leve, ele tem momentos que te faz pensar sobre várias questões.

Seja você do jeitinho que você é, seja feliz ??.
comentários(0)comente



mafer 03/11/2024

??
É uma leiteira super rápida e fluida, e que embora seja uma história "fictícia" representa muitas mulheres e até mesmo homens nos dias atuais.
Eu entendo consigo entender o "medo" da Natáli de se assumir e conversar sobre com a sua família mas eu acho que o diálogo é muito importante em determinadas situações como essa por exemplo.
Tem um final feliz e mto bonitinho!
Eu acho que todos devem ler esse livro pra entender a perspectiva dos outros, mas também entender que nn precisam se cobrar tanto e nem se importar ou tentar agradar os outros
comentários(0)comente



Isabel729 26/11/2022

Fazia muito tempo que eu não lia um livro infantojuvenil - já sou adulta - e é o primeiro que eu leio da Thalita. O livro é divertido, engraçado e delicioso de ler, não deixando de ser cru e real. Mas na medida do possível, com um final feliz e realístico. Adorei e recomendo para todes aqueles que se sentem na vontade de agradar todo mundo.
comentários(0)comente



wikibibs 30/11/2022

um livro muito gracinha, mas não me trouxe o quentinho natalino que eu estava esperando.
É um livro bem a cara da Thalita mesmo, com a personagem principal com todos os trejeitos cariocas das pps dela que eu tanto me acostumei e tanto gosto.
É um livro bem fofo sobre aceitação, família, amor, relacionamento tóxico e graças a deus trata terapia de uma forma linda.
Faltou mesmo pra mim um clima natalino maior, já que né, o livro tem a maior cara de Natal, mas acontece.
comentários(0)comente



AryLis 06/12/2022

Não dá pra relevar isso
Antes de fazer uma dura crítica negativa a uma questão deste livro, vou fazer um breve resumo do que gostei. Porque esse livro seria 4/4,5 estrelas se ele não tivesse abordado um tema específico (ou melhor não abordado e tratado como ok).

Além do tema central do livro que é a aceitação/descoberta da sexualidade da protagonista e como ela quer contar isso para quem ama, ?Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo? fala sobre família e suas diferenças, amizade, primeiro amor, términos de relacionamento, saúde mental, confiança entre outros. Achei excelente a forma como o tema foi abordado, mesmo tendo demorado um pouco pra ignorar algumas falas do livro que foi escrito por uma adulta, mas que tenta usar termos jovens para a personagem adolescente. Com certeza esse livro teve muita pesquisa e dedicação para ser feito, e para muitos ele se assemelhará a dificuldades/situações vividas. Penso que todos se identificaram com alguma coisa.

Agora vamos para a crítica? Que está relacionada a adultização da irmã mais nova da protagonista, Belinha, e como em partes ela é ?muito madura pra idade dela que incrível? e em outras ela se apresenta como a criança que é.

No início somos apresentados à família da Natali e a irmã mais nova dela Belinha, que até o final do livro não passa de uns 14 anos de idade (e acredito que no início ela deveria ter uns 11 anos pela forma como é descrita). Ela aparece tendo falas sensatas e também sabendo muito sobre assuntos sexuais (para a idade dela, e isso não foi tratado como crítica).

Ainda no início, essa mesma personagem aparece lendo um livro de GAME OF THRONES, que é uma coleção de livros para +18 anos por conta da violência extrema em todos os sentidos, e as cenas explícitas de todos ps contextos. Um livro para ADULTOS, e na página 56 foi citado que ela estava lendo o livro antes e depois de conversar com a irmã.

Após isso, na página 104 sua irmã mais velha narra ?Tão madura e evoluída para sua pouca idade?, e quem mais usa esse tipo de discurso? Quem valida essa fala? Adultos que se aproveitam dessas crianças ou pessoas que romantizam essa adultização. E nessa página isso foi tratado como bom, porque ela super entendia a irmã porque ela era muito madura.

Porém, na página 127 a protagonista se refere a irmã desta forma após ela se sentir sozinha sem as amigas: ?Eu tinha a Belinha? Tinha, mas ela era uma criança! Pré-adolescente, adolescente, que seja??. QUE SEJA? Desculpa, mas tem uma diferença aí, não vou entrar em minúcias dos malefícios de não respeitar a classificação indicativa, a questão do desenvolver humano/infantil (que aprendi cursando Psicologia), mas é óbvio que não é a mesma coisa, são fases diferentes.

Porque em uma página ela é madura o suficiente para ler um livro adulto, apoiar a irmã e ter falas políticas etc mas em outro ela é criança demais? É normal curiosidade sobre sexo nessa fase, mas em um momento do livro Natali fala que a irmã só perguntava de sexo pra ela, e fala vários exemplos de como a irmã sempre falou coisas do tipo (desde que essa criança era menor ainda), e falou isso como se fosse um fato engraçado sobre a irmã. A que essa menina está sendo exposta?

Isso é tratado como algo tão comum na sociedade, meninas amadurecendo cedo demais e crianças tendo contato a coisas que não deveriam, que esse livro que fala sobre tantas problemáticas, discute tantas coisas, IGNOROU. E reforçou algo que não deve ser relevado, não dá pra relevar isso.
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5