Mylena136 26/07/2022
A tarde caiu com ela
O drama de Suelem Aubeso acompanha duas mulheres, Cristina e Cândida, na faixa dos trinta e poucos anos. Cristina trabalha fora, em uma boa empresa, é bem sucedida, e é casada com Renato. Já Cândida trabalha em casa, é mãe da Stella (de 7 anos), e casada com o Sérgio.
As duas, assim como seus companheiros, são amigas. Além da amizade, elas compartilham um estado de infelicidade. Cândida está infeliz com seu casamento e com a maternidade, enquanto Cristina carrega uma infelicidade latente.
A obra alterna o foco narrativo entre a primeira e terceira pessoas. Ora temos páginas do diário de Cristina, ora temos uma narração observadora que acompanha as duas protagonistas.
Ainda que conheçamos mais a Cristina, acabei, em certa medida, tocada pela história das duas, que se entrelaça tanto, que por fim acaba sendo apenas uma. Consegui me sensibilizar com seus problemas, suas questões e a culpa que elas, sobretudo a Cristina, carregam.
A escrita de Aubeso é extremamente fluida, e as questões que ela levanta são muito instigantes. Seu prólogo é arrebatador, dá um certo tom de mistério que permeia toda a narrativa e que nos faz duvidar do que ela(s) vê(em) e fala(m).
Quando a tarde caiu com ela, a noite chegou e mostrando o limite tênue entre sanidade e loucura.
Vale muito a pena.