spoiler visualizarMaria17478 19/12/2023
Snow cai como a neve, sempre por cima de tudo.
Meu Deus, o que foi esse livro?!?!?
Primeiramente, fiquei encantada com a escrita da autora, por mais que o livro seja muito "pesado" a escrita é leve e dinâmica.
Assisti o filme antes de ler o livro (que por sinal, tá impecável) não achei que foi um erro, me senti mais conectada com a história e com os personagens depois de assistir o filme, foi muito boa a experiência de leitura, eu via as cenas do livro na minha cabeça como um filme, muito bom mesmo!
Mas agora, em relação a história, posso dizer (sempre soube na verdade) o Snow é um personagem muito complexo, precisa de muita atenção e concentração pra entender cada ação dele, e por que ele faz tudo o que ele faz. Uma palavra: Ambição.
Tudo começa lá no início do livro, o cara tá DESESPERADO por não ter dinheiro, a ameaça dos impostos é uma dor de cabeça enorme, justamente pela falta de dinheiro. Mas quando ele estava na frente dos outros da Academia, se portava de forma muito superior, educado, mas superior, mostrando que ele era um verdadeiro Snow, mesmo a família tendo caído em ruína depois da guerra, ele sentia que precisava ser assim, mesmo não tendo dinheiro ele PRECISAVA de honra.
A respeito da Lucy Gray, ele realmente ajudou ela nos jogos, trapaça, manipulação, tudo o que ele podia usar para ajudar ela, ele usava.
Acredito fielmente que ele ficou muito obcecado pela Lucy Gray, mas aí vem a cartada de mestre da autora de escrever a todo o momento que ele amava ela, mas aquilo não era amor, principalmente quando ele fantasiava uma vida deles na Capital, Lucy Gray nunca iria morar com ele na Capital, mas nessa parte do livro ele só conhecia uma parte dela, uma parte que ele podia controlar, e isso ele amava, tudo que ele podia controlar ele amava. Tanto é que quando eles estavam no 12 e começaram a "discutir" suas visões da Capital e dos Jogos Vorazes, o Snow não gostou tanto daquela versão da dela. Ele amava a parte que ele podia controlar a Lucy Gray, no final quando ele percebeu que não podia mais fazer isso, surtou!
Na minha cabeça, acredito que a Lucy Gray escapou, fugiu, e viveu uma vida tranquila por um certo tempo e conseguiu descansar, depois de muito tempo ela teve sua vingança, mais conhecida como a batata do pântano.
Em relação ao Sejanus, que tristeza, era uma pessoa tão boa, mas confiou na pessoa errada, me dava nojo do Snow quando ele repugnava o Sejanus sendo ele uma pessoa tão boa que considerava ele como um irmão, mas ele não enxergava isso, olhava só pro próprio umbigo. Sem contar a traição, e ainda no final de tudo conseguir ajuda financeira dos pais do Sejanus, ai que ódio!!!!!
Enfim, no início o Snow era uma pessoa "boa" mas movido pela ambição. No final, depois de tudo, percebemos que ele sempre teve uma pontinha de maldade, que tornou dele uma pessoa movida pela ambição até chegar ao poder, o que, querendo ou não, ele sempre quis.
Muito bom o livro, recomendo demais pra quem ama a trilogia de Jogos Vorazes para mergulhar na história mais ainda.