Davi.Paiva 16/04/2023
Recomendo a vários públicos!
Link Amazon: https://amzn.to/3zZddka
Conheci este livro por acaso, quando procurava materiais sobre as filosofias Ikigai e sobre a arte da imperfeição com o Kintsugi. Resolvi arriscar a leitura esporadicamente.
Resultado: gostei muito!
Já conhecia a ideologia do "ganbatte" por conta de mangás e animes. No entanto, valeu a pena ter uma visão mais aprofundada e menos simplificada como os quadrinhos e desejos nem sempre podem aprofundar por terem prioridade em contar suas narrativas.
"Ganbatte" é um livro que indico para várias pessoas: quem gosta de autoajuda, quem gosta de filosofia japonesa ou quem queira encontrar um elemento norteador da vida em uma boa leitura.
Recomendo!
*
E aqui vai um breve resumo (embora esse não seja um livro sobre educação financeira, me sinto apto a produzir o resumo).
"Ganbatte" seria algo como "esforce-se". Está cansado de como vive? Ganbatte! Está disperso? Ganbatte! Tem um sonho ou objetivo? Ganbatte!
A sociedade japonesa foi moldada por essa ideologia desde os tempos mais antigos e em mais diversas áreas. Dos ferreiros que produziam katanas que deixaram de ser armas para serem obras de arte até engenheiros como Soichiro Honda, que mudou a forma de fabricar pistões, o "Ganbatte" levou o povo japonês ao que é hoje.
E o que é mais legal é ver como essa ideologia foi seguida fora do Japão, ainda que sem tal nome: das viagens de Marco Polo ao Steve Jobs revolucionando a tecnologia, passando pelos maratonistas e corredores em 100 metros rasos, cada pessoa ou grupo implementou na sua vida o conceito de se esforçar, se preparar, persistir e só jogar a toalha quando ver que um objetivo está inalcançável por todos os métodos (todos mesmo!).
Mais uma vez, recomendo a leitura.