Thami @riodelivros 29/07/2023
Real, transformador, necessário e transparente.
De olhos abertos é um livro recheado de gatilhos e acho importante deixar esse aviso logo no início da resenha.
É uma história não contada sobre relacionamento abusivo, da psicanalista e influenciadora Manuela Xavier.
Foi muito corajoso da parte da autora abrir sua intimidade e falar de uma forma dolorosamente real e sincera sobre as relações amorosas entre homens e mulheres.
O livro é perfeito para trazer a reflexão sobre o tema e conscientização sobre o abuso nas relações amorosas, gerando conhecimento necessário e empoderamento feminino.
Vamos encontrar uma história sobre uma mulher real, sobre a percepção do senso comum de acreditar que um relacionamento é abusivo apenas quando a violência é física ou sexual, mas a autora exemplifica de forma nua e crua que existem muito outros tipo de violência nas relações amorosas, que ainda é pouco discutida fora de algumas bolhas: o abuso psicológico.
Foi uma experiência de leitura que mexeu muito comigo, é uma obra desconfortável e ao mesmo tempo transformadora. São situações de inexplicável identificação, que permeiam a construção de uma sociedade patriarcal. A autora escreveu com maestria sobre as limitações sexistas, a importância de uma rede de apoio, o isolamento, a perda da individualidade e muitos outros processos que fazem parte das relações problemáticas, sobre a estrutura do amor romântico, a influência externa, sobre rivalidade feminina e estrutura social misógina e violenta que vivemos.
É assustador ler um relato tão real e com nuances tão comuns.
É muito difícil de perceber o perigo no meio de palavras doces, quando as falas acontecem em um tom de proteção, na forma de vitimização por parte do agressor.
A pessoa que sofre abuso muitas vezes se sente culpada por algo que não fez, essa consequência é uma violência diretamente ligada à manipulação do abusador sobre a vítima?
Você já teve medo de falar algo com o seu companheiro?
Sentiu que estava pisando em ovos com uma pessoa?
Já sentiu que o seu bem estar estava diretamente ligado ao humor daquela pessoa e a forma como ela poderia te tratar? Já se relacionou com alguém que muda de humor aparentemente sem motivo e no fim transformava aquela situação em algo sobre você ou suas atitudes... E sobre essas pequenas nuances que a psicanalista Manuela Xavier fala de forma muito didática e sensível.
Eu amei a leitura, é um livro bem completo e deve ser lido por TODAS as mulheres ( e por todo mundo, pois a violência contra a mulher não é um problema individual, mas social).
Recomendo demais a leitura. Vale a pena! É um tema muito importante!