Carla Verçoza 14/01/2023
Tem alguns ótimos contos e outros nem tão bons, mas no geral gostei da leitura. Da autora eu já havia lido Rinha de Galos e, aqui, ela segue com sua escrita forte com temas pesados como miséria, violência, horror e sobrenatural. O primeiro conto achei excelente, é meu destaque.
(SPOILER) Abaixo segue resumo e breves impressões de cada conto, podendo conter spoiler:
Biografia 5/5
Uma imigrante tenta encontrar emprego no país, porém sempre é recusada por não ter papéis em dia. Anuncia que escreve histórias e é contratada por um homem misterioso que mora do outro lado do país. Ela viaja para encontrá-lo. Ótimo conto, com uma atmosfera angustiante de medo e terror. O sofrimento e medo constante por ser mulher e imigrante. As descrições dela na casa do homem conseguem transmitir todo pavor que a protagonista estava sentindo.
"Mulheres desesperadas são a carne da moenda. Nós, imigrantes, além disso, somos os ossos que trituram para que os animais comam." Biografia pag. 13
Crentes 4/5
Uma garota vai para a casa da avó durante um período de greve na cidade. Os pais são empresários e ficaram na empresa defendendo o local dos grevistas. O conto traz muito da tensão e violência da greve e repressão a ela. Dois crentes alugam um cômodo na casa da avó, o que desperta a curiosidade da menina, que os considera mocinhos, por parecerem com os brancos do cinema. Violência e tensão social, medos e injustiças.
Assobio 4/5
Menina sempre pediu pra mãe contar uma história de terror e a mãe negava. Um dia, após ela perder a cachorrinha, a mãe resolveu contar. O conto mostra como o maior horror está mesmo no cotidiano.
Escolhidas 3/5
Um grupo de garotas que se consideram feias, fora dos padrões, conta como é a rotina na cidadezinha, que tem um cemitério perto do mar. No cemitério estão enterrados quatro belos surfistas que morreram quando após uma festa, foram surfar. Uma noite elas vão ao cemitério, ficam chapadas, e percebem que os caixões dos surfistas estava abertos. Aí inicia uma orgia macabra. Não gostei tanto do conto, mas também consegue passar seu clima estranho para o leitor.
Irmãzinha 3/5
Menina passou toda infância sendo maltratada por todos por ser gorda, enquanto sua prima magra e linda era adorada. Conhecem uma garota estranha, desleixada, que se torna amiga delas. Essa garota tem uma casa grande e aparentemente vive sozinha. Um dia estão lá e resolvem brincar de ouija. Conto com elementos de terror e sobrenatural.
Sanguessugas 3/5
Menino era obrigado pela mãe a brincar com Julito, um menino descrito como monstruoso, que babava, feio, que criava sanguessugas numa pequena piscina. Um dia Julito jogou uma sanguessuga nele e começaram a brigar. A mãe separou e bateu nele, já a mãe de Julito o tratava feito um anjo. A mãe disse que ele devia tratar Julito bem, pra ela manter a amizade. Outro dia voltaram lá e ele teve a ideia de brincar de esconde esconde. Julito sempre se escondia num freezer. Dessa vez, ele não saiu de lá...
Invasões 3/5
Um dia começaram a surgir invasões no conjunto habitacional onde a família do menino morava. O pai tomou a frente da vizinhança para expulsar os invasores e conseguiu que a prefeitura fosse lá e derrubasse os barracos. Nisso um menino morreu e a mãe dele acusou o pai. Tempos depois houve a cheia do pantano que alagou a casa e perderam tudo. Se tornaram os párias. Após a morte da mãe, mais tarde, cada filho foi para um lado e o pai ficou sozinho em casa, enlouquecido, se tornou o maluco do bairro, sempre perseguido pelo fantasma dos invasores. Miséria, injustiça social, maldade e loucura permeiam esse conto.
Piedade 3/5
Narrado pela empregada, ela conta como criou o filho dos patrões. A criança cresceu sob seus cuidados, ela o idolatrava. As vezes era cruel com animais, mas segundo ela, não fazia por maldade, mas por curiosidade. Quando crescido, bebia demais. Um dia chegou e pediu ajuda apara tirar a namorada do carro, então ela foi ajudar e logo percebeu que ela estava morta. Vendo o desespero do rapaz, voltou a tratá-lo como criança e cuidar dele, limpar o sangue.
Sacrifícios 2/5
Todo o conto é um grande diálogo, uma discussão entre um casal em um estacionamento de um shopping, enquanto procura onde estacionaram o carro que não conseguem encontrar. O estacionamento parece todo sem sentido e as identificações parecem mudar. Não gostei muito desse.
Edith 3/5
Edith se encontra com o amante enquanto sabe que seu marido fica em casa abusando das filhas. Ela sente que não pode ajudar. Um dia ela resolve enfrenta-lo quando ele entra no quarto das crianças, mas ele bate nela. Ela acorda amarrada em cima de um burro, quando começa a delirar e o marido a machuca mais.
Lorena 3/5
Lorena conhece o gringo John, ficam, se casam. Porém ele se torna um alcoólatra violento. Ela aguenta tudo sozinha até q um dia não aguenta mais.
Freak 3/5
Menino sofre com o assédio e maus tratos dos irmãos e descaso dos pais, vê num circo um menino vivendo com os porcos. Chamado de monstro, a imagem o deixa impactado, ele se indigna em como nenhum adulto ajuda o menino. Um dia ele da um jeito de raptar o menino e o leva ao penhasco e pula no mar.