Tico Menezes 10/11/2022
Que coleção primorosa é a Saga dos X-Men!
Dando uma pausa no arco principal, essa edição traz de volta, após 20 anos sem publicação no Brasil, a minissérie "Kitty Pride & Wolverine". Cronologicamente coerente com o que vimos nos volumes anteriores, aqui temos uma trama dramática focada na jovem Kitty Pride. Ao descobrir coisas terríveis sobre sua família, a jovem X-Man vai ao Japão para tentar resolver a treta e acaba se afundando em algo muito mais sombrio e complexo.
Sacando que algo estava errado, Wolverine vai atrás. E é isso que a gente deve falar no que diz respeito à trama.
O desenvolvimento da jornada de Kitty é forte e corajoso. Chris Claremont não poupou o leitor e trouxe um debate moral sempre necessário quando pensamos no mundo maniqueísta dos super-heróis dos anos 80. Apesar de não se aprofundar, é muito interessante ver um personagem como o Wolverine ser tocado pela perda da inocência da Kitty. Ver aquela pessoa pura, essencialmente boa ser corrompida o faz despertar para uma perspectiva muito mais complexa, muito mais delicada do que a brutalidade do bem contra o mal.
E o mesmo se aplica à Kitty, que começa a se perceber distante dos problemas adolescentes e passa a entender que, apesar de não vir sem cicatrizes, a maturidade é a chave para a resolução de uma infinidade de conflitos. Potente e sensível, essa edição é uma das mais valiosas da coleção.
Com uma arte assustadoramente certeira em tom, o controle narrativo de Claremont fica ainda mais claro e quem ganha somos nós, leitores. Que espetáculo, amigos, que espetáculo!