O Caminho das Adagas

O Caminho das Adagas Robert Jordan




Resenhas - O Caminho das Adagas


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Guilherme Ambrosio 15/04/2024

Ritmo lento, mas bom
Ritmo lento, com preparação para os demais livros.
Aguardando lançarem o volume 9!
ajuda a gente, Intrinseca!
comentários(0)comente



Isabela.Wapenik 11/06/2024

Um belo filler!
Sabe quando a sua série favorita resolveu o grande problema que ela tinha e você sabe que o episódio seguinte vai ser bem aleatório, mas que na verdade, daqui a duas ou três temporadas, vai ser o grande divisor de águas e tudo se encaixa e faz sentido a partir desse episódio meio "aleatório"? É essa a melhor maneira de descrever O Caminho das Adagas.

Para quem está acompanhando a saga, é sabido que os livros 7-10 são bem controversos, justamente por serem lentos e não terem muita ação. Foi com esse pré-conceito que cheguei nesse livro, mesmo tendo me surpreendido no livro 7. Começamos com o mesmo modelo de Prólogo, com diversas coisas acontecendo simultaneamente, e pela primeira vez, não vamos ver esses personagens novamente no decorrer do livro. A escrita continua fantásticq como sempre, EXTREMAMENTE detalhada e agora começamos a nos aprofundar ainda mais na política da série e dos problemas que o Dragão Renascido enfrenta come ela.

Nota-se aqui que é mais u, livro de desenvolvimento do caráter dos personagens, suas ambições, motivações e como eles vão se prostrar diante disso. Pelo desenvolvimento que eles adquiriram, é fácil demais esquecer que eles estão ainda nos seus 18-20 e poucos anos. Abro meu coração e digo que o melhor amadurecimento aqui foi o da Nyanaeve, uma personagem complexa e que me fez passar muita raiva até o livro 6. Para aqueles, que assim como eu, estavam irritados com a hipocrisia dela para com o pessoal de Dois Rios, ela mwlhora e melhora muito. Mas felicidade dura pouco, porque aparece uma pior do que ela e muitos outros personagens irritantes e complexos da saga: Cadsuane.

Rand, meu queridinho e favorito, parece outra pessoa (por que será? Kkkkk), e ainda sim foi ótimo ver ele caindo do pedestal e vendo que ele não é invencível, ainda que o cabeça dura não perceba as sutilezas mais claras na sua frente.


Por fim, deixo uma nota aqui: Esse livro é pior que o Silmarillion em relação a nomes. Foi frustante a quantidade de vezes que personagens secundários foram apresentados, com suas motivações e todo aquele blá-blá-blá que o RJ adora fazer para simplesmente morrerem depois, ou pior, formarem alianças com mais personagens que, sinceramente, nem importam. Aqui fica explícito o motivo das três estrelas e meia.

A todos que chegaram até aqui nessa saga enorme, sinto em dizer que é tarde demais para abandoná-la, muito do seu tempo já foi posto aqui para desistir agora. E o mais importante de tudo, que vale muito a pena nessa história toda, persistência e procurar outro leitores através dos fóruns. A experiência é fantástica.
comentários(0)comente



Gabriel Assis 12/06/2024

Começei a ler a saga da roda do Tempo por causa da série, é MUITO diferente os livros e a serie, em gostei mais das personagens feimininas da série nas 2 primeiras temporadas da série, do que nos livros.

Só que em contraparte o Enredo dos livros é MUITO melhor, e muita coisa da série só faz sentido se ler os livros.
comentários(0)comente



Ian 05/08/2024

Oficialmente dentro do temido "slog" - e foi melhor do que eu esperava!
Assim como eu, muita gente provavelmente já ouviu falar no "slog" da série Roda do Tempo. Alguns afirmam que ele se inicia no sétimo livro, outros, que é a partir do oitavo, e o consenso geral é que perdura até o décimo.

Tendo oficialmente adentrado essa fase, preciso dizer que eu esperava algo bem pior!

O sétimo talvez tenha sido mais fraco, mas esse oitavo funcionou pra mim como uma rodada em um jogo de tabuleiro. Em cada parte do livro, um dos grupos dos nossos heróis teve seu turno e avançou, pelo mapa, pelo tempo, ou por resoluções de conflitos.

E, além de pontos importantes para a trama acontecerem aqui, outro bônus que tornou esse oitavo volume mais palatável, foi que um dos protagonistas, no qual eu não sou muito chegado, não aparece em página alguma! haha

Agora aqui estou, preso no dilema de seguir em inglês, ou esperar a vontade da Intrínseca.
comentários(0)comente



baracho.rodrigo 09/10/2024

?
"Por todas as nações, as histórias se espalhavam feito teias de aranha dispostas uma sobre a outra, e homens e mulheres planejavam o futuro acreditando que sabiam qual era a verdade. Eles planejavam, e o Padrão absorvia seus planos, tecendo em direção ao futuro prenunciado. "
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ricardo533 23/12/2022

Mais de mesmo
Mais um livro com nada acontecendo, pelo menos não o que os personagens esperam, eles passam o tempo todo fazendo algo, mas preocupados com o que vai acontecer, ou com o que estão tramando, o autor tenta criar um senso de urgência e perigo, e sempre antecipando planos e situações que nunca acontecem. Está difícil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Rocha 17/01/2023

Continua excelente
Gostei de todas as partes, não achei que o livro enrolou e a qualidade ainda continua. Espero que os proximos lancem logo
comentários(0)comente



Pedro P. R. 15/02/2023

Simplesmente maravilhoso
Antes de falar do livro, primeiro gostaria de dizer que fiquei aliviado em encontrar pouquíssimos para quase nenhum erro na revisão, que difere bastante da experiencia que tive com o 7 volume após sua pré-venda.

Agora vamos ao livro. A historia me lembrou bastante da experiencia com o quarto e quinto volume dAs Crônicas de Gelo e Fogo onde o oitavo livro acabou se passando momentos antes do fim do sétimo, ao invés de seguir de onde a historia passou.

A historia acaba tendo vários núcleos com muitos protagonistas como o arco de Elayne e Nynaeve, o arco de Perrin e Faile, o arco de Rand, dos seaches, de Egwene e alguns antagonistas.

Exatamente por ter tantos núcleos para serem apresentados, acaba acontecendo muita coisa e alguns são concluídas, outras ainda seguem em rota de conclusão.

Escuto muita gente falando desses últimos volumes, mais ou menos até o decimo, como o ritmo fica mais arrastado. Bem, não me incomodou no sétimo e oitavo, mas da uma impressão como se fosse um livro só, um livro gigantesco, que foi dividido em 4 volumes por causa do tamanho.

Agora, fico com aquele gostinho de quero mais esperando a Intrínseca trazer o volume nove.
comentários(0)comente



Angélica Patriano 17/02/2023

Batalhas
Seguindo na série A roda do tempo, teremos muitas batalhas nas montanhas contra os Seachans, porém, saidin está "diferente".
Nynaeve, Aviendha e Elayne seguem com as Comadres, o Clube do tricô e as irmãs no plano de ativarem a Tigela dos ventos. Contudo, algo acontece com o segundo portão durante a incursão Seanchan, e as damanes...
Na torre branca, Elaida pensa estar livre, mas suas ações não chegam longe, então, as coisas meio que permanecem na mesma. Mas, nem tudo é o que parece, afinal, há quem esteja em busca de integrantes da aja negra ali dentro.
Perryn, meu querido personagem, está em busca de Masema, de acordo com a solicitação de Rand que, por sua vez, quer empurrar os Seachans de Ebou Dar para o mar, e a loucura começa a aparecer...
Senti a ausência de Mat nesse livro, os dados e as apostas.

Os Abandonados estão se movimentando... Sevanna também.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Felipe Paranhos 28/02/2023

A saga continua? mas nada muito conclusivo nesse livro
Pontos fortes: personagens cada vez mais profundos. Historias bem contadas. Universo se expandindo.
Ponto negativo: parece q a história não andou muito. Nada do ultimo livro foi realmente concluído, com exceção de uma ou outra side quest.
Ou seja, esse é um livro ponte, entre o anterior e o próximo.
comentários(0)comente



Campos 13/03/2023

Arrastado em algumas partes
Gostei da leitura, mas alguns capítulos se arrastam e são muitos nomes, acho que quando acabar vou reler tudo. O final dessa edição promete muito para o próximo livro
comentários(0)comente



O Crowler 17/03/2023

Ainda Bem que Gosto dos Personagens Principais
Nesse ponto dessa série de livros eu venho notando uma coisa interessante, pra começar, vou listar os personagens principais, sendo eles: Rand, Mat, Perrin, Nynaeve, Egwene, Elayne, Aviendha e Min. E também os coadjuvantes de peso que pra mim são: Loial, Lan, Sorilea, Siuan, nossa desastrosa e cômica antagonista Elaida, Verin, Birgitte, Thom, a dupla Morgase e Linlin, e a novidade colossal Cadsuane. São MUITOS nomes pra personagens com pontos de vista, e sinceramente não me importo com eles, na realidade amo todos esses pontos de vista porque gosto de todos esses personagens com exceção talvez da Egwene, mas não posso mentir que ainda gosto dos capítulos dela porque pra mim são bem escritos. Então acabo ficando engatado na leitura ao mesmo tempo que penso "nossa tinha que ser a chata da Egwene". Não citei a Faile como personagem coadjuvante ou principal pois pra mim ela entraria na categoria de antagonista, acima do tenebroso com certeza. Até gosto do Perrin mas seus POVs se tornaram INSUPORTÁVEIS pois é assim que o Robert Jordan passou a escrever o relacionamento dele com a Faile e a própria Faile em si. A verdade é que o relacionamento deles virou uma das coisas mais horripilantes já escritas na literatura, tenho certeza que A Última Batalha vai ser o Rand tendo que liderar uma sessão judiciária de divórcio entre os dois. Bem, com exceção dos POVs de Perrin como deixei claro, não possuo problemas com os outros personagens, a questão é que cheguei num ponto da história onde tenho MUITOS personagens, e mesmo eles não possuindo ponto de vista eles ainda tem sua "importância" na narrativa, entendo a necessidade de construir o universo etc, mas a verdade é que acho que nem sempre o autor consegue manter os pontos de vista no núcleo de personagens que realmente importam, apesar disso, tento focar exatamente em todos esses personagens que citei, pois é por eles que estou lendo, e é deles que eu gosto, e ainda bem que geralmente sou recompensado. Vou acrescentar também que as vezes parece que o autor tem algum fetiche envolvendo surras ou dominação, as vezes parece bem nítido por como ele narra algumas cenas...Enfim, vamos ver os rumos que os próximos livros vão ter.
comentários(0)comente



Eduardo 04/08/2023

"Fogo, gelo e morte [...] Fogo e gelo, e a morte viria"
O que dizer sobre esse livro? Bom, como todo os livros de Jordan ele tem seus momentos nos quais a leitura é rapida e eletrizante, momentos em que a vontade de devorar cada palavra quase domina o leitor. Entretanto, há vários momentos em que a narrativa "segura o passo", caminha devagar passando por cada trama, mostrando as miudezas dos acontecimentos, dos planos dos aliados e dos inimigos, as incertezas, as alianças (novas e velhas), etc. não digo que diferente do outro dê vontade de largar e ignorar, mas dá uma desejo de quero mais.

"Fogo, gelo e morte estavam a caminho. Mas ele era aço. Ele era aço."

Nesse livro, muita coisa acontece (o que já é comum dessa série), mas ver o rumo que a narrativa vai tomando é muito interessante, ver como os personagens tentam se manter firmes em suas crenças, mas assim como o clima, cedem as mudanças, mesmo que bruscas. E é muito interessante ver que aqueles considerados como os piores entre os piores dos vilões, podem ser facilmente substituídos por outros ainda mais tenebrosos.

Em suma, é uma narrativa deliciosa, longa, mas que dá gosto e prazer em ler. E se você assim como eu já chegou até aqui, também deve sentir aquele desejo de saber como o Padrão será tecido pela Roda.

"Eles planejavam, e o Padrão absorvia seus planos, tecendo em direção ao futuro prenunciado."
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR