Nina Souza 19/02/2023
Um livro com um universo espetacular
Illuria é uma introdução a um mundo repleto de mistérios, singularidades e identidades, em um quebra-cabeça narrado por seis vozes com visões de mundo completamente diferentes e sem papas na língua, pois o universo é apresentado utilizando diários de viagens, relatos, anotações pessoais e experiências, trazendo reais impressões dos personagens e suas visões de mundo.
Um ponto muito positivo é que, conforme a intimidade entre leitor-personagem vai sendo formada e conquistada, o leitor consegue identificar o narrador com facilidade. O autor soube muito bem lidar com as diferentes vozes, de forma que, de fato, haja uma identidade única para cada voz sem que suas particularidades sejam perdidas, apagadas ou esquecidas.
Em um contexto de paz e prosperidade após cem anos da Grande Guerra, um estranho fenômeno migratório de monstros ameaça essa prosperidade. A premissa em si é atrativa ao leitor, mas quando somada a uma proposta ousada (e certeira!) em que os próprios personagens têm o domínio narrativo, além de ilustrações internas para uma maior imersão no universo, fazem com que esse livro se torne, simplesmente, único em sua totalidade.
A riqueza de detalhes da ambientação me surpreendeu, é um universo que possui três continentes em potencial para explorar, além de diversos reinos, cada um com sua particularidade, cultura e identidade. Eu estou simplesmente apaixonada na riqueza de detalhes e na naturalidade em que o autor consegue apresentar ao seu leitor sem que fique uma leitura cansativa ou informativa demais.
site: instagram.com/cartografialiteraria