@bookss505 09/09/2023Cultura latina, muita representatividade e uma competição perigosa.A cada dez anos um novo Desafio dos Semideuses tem início. A competição une dez semideuses para competir entre si, onde o perdedor terá a honra de ser s4crific4do e o ganhador levará sua essência para abastecer as pedras solares que protegem todo Reino de Sol.
Teo é um semideus Jade, filho da Deusa Quetzal, que na hierarquia do Reino, ele é inferior aos semideuses Ouro. Em sua condição de semideus Jade, Teo está tranquilo quanto a ser convocado para o Desafio dos Semideuses, mas o impossível acontece: não apenas um, mas dois Jades são convocados para o Desafio, um acontecimento inédito na história de todo o Reino de Sol. Para piorar toda a situação, o ex-melhor amigo de Teo, Aurelio, charmoso porém irritante, é o favorito para ganhar o Desafio.
“Era verdade, ele não era um Herói. Mas não era como se alguém houvesse dado a ele a chance de ser”
Aiden Thomas fez um trabalho lindo com esse livro. Para começar queria dizer que esse livro não é sobre mitologia nórdica, mas sim cultura e mitologia LATINA. O cenário descrito é lindo, com uma riqueza de fauna e flora excepcional. A construção de todo o universo é maravilhosa, e nesse primeiro livro temos uma boa introdução de o que é e como funciona o Reino de Sol.
Outro ponto magnífico é a diversidade de sexualidade e gênero. Vemos personagens não-binaries existindo no seu dia-a-dia e o pronome neutro sendo utilizado corriqueiramente. Ê autore aborda, em alguns momentos, cenas que mostram a disforia que pessoas trans sentem quando não vêem naquele corpo sua verdadeira essência, e em como questões biológicas de um corpo podem causar disforia e desconforto.
Eu gostei muito desse primeiro volume, do que eu acredito ser uma trilogia ou série, e em muitos momentos percebi a semelhança com Jogos Vorazes e o Torneio Tribruxo de Harry Potter. Acredito que tenha muito potencial de ser uma história incrivel, mas ainda tem muito a se desenvolver. Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com as descrições e senti a leitura um pouco arrastada, mas isso é uma questão muito pessoal. Apesar disso, estou animada para ver o desenrolar dessa história.