ANDER CELES 08/04/2024
Premissa boa, mas desenvolvimento raso
Ai, meu Deus! Não acredito que só no final percebi que era um livro com continuação. Que ódio! Kkkkkk
Bom, já tinha lido "Garotos do Cemitério", do mesme autore. Sim, não-binário. Tinha gostado daquele livro, nada extraordinário, mas daquelas histórias que são gostosas de ler, entretém e tem personagens cativantes. Então, por que não ler outra história do mesme autore?
A premissa dessa história é interessante, meio que já batida em outras obras. Aqui, não é uma cópia, claro, mas parece uma mistura de Jogos Vorazes com Harry Potter e o Cálice de Fogo com Percy Jackson. Pq vc tem uma competição entre adolescentes e... semideuses, não tem nada menos que Percy Jackson do que isso rsrs. Claro, aqui são usadas características especiais para funcionar com a história do livro. Mas vc entendeu, né? Nada novo.
Então, a fórmula já é batida, mas funciona em outros livros. As personagens também são boas, com personalidades distintas e carismáticas, assim como no outro livro da autore. Então, qual é o problema do livro? Todo o resto. Rsrs
O desenvolvimento da história é muito fraquinho, muito amador. Parece o desenvolvimento dos livros da série "O Desafio de Ferro", uma ótima premissa, mas um desenvolvimento fraco. Não há aprofundamento na história das personagens, vc deveria se importar mais com eles, gostar mais dele. Eles deveriam ter mais momentos de desenvolvimento, de interações. O livro já começa na ação, sem tempo pra gente conhecer com calma as personagens. Todas elas poderiam se desenvolver melhor, com calma.
Outra coisa que acho que o livro peça é nos desafios. Mais uma vez, eles até têm uma premissa interessante, mas é mal elaborado. Em alguns momentos vira uma bagunça que você não entende exatamente o que está acontecendo. E poderia ser muito melhor. Tem um autor que tem uma escrita excelente para essas cenas de ação, o Paolini. Se a escrita dele fosse usada aqui, essas cenas seriam incríveis.
E aí, claro, que a gente chega num final que definitivamente não precisava ser esse. Como eu disse, não sabia que era um livro de série, então enquanto lia conseguia conceber a história muito bem como algo fechado nesse livro mesmo. Aí vai pra um final muito fora do esperado, não havia nada indicando a volta dos Obsidianos. Aqui parece haver inspiração também em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, tanto na volta do Cronos (aqui na volta dos três deuses do mal), quanto na traição do Luke (aqui na "traição do Xio). Só que no caso de PJ, havia algumas pistas, ao longo do livro, que indicavam isso, e quando aconteceu, vc fica: "aaah...entendi...". E aqui não. É só uma coisa jogada para chocar, para chamarem de plot-twist.
Enfim. A história entretém. Os personagens e acontecimentos até são legais. Mas sem aprofundamento nenhum das relações entre as personagens e nos acontecimentos.