spoiler visualizarlulucmachado 02/02/2024
?Lado a lado com James, Cordelia correu.?
Bom finalmente chegamos a conclusão da trilogia? Não foi a minha saga preferida da cassandra, mas não foi porque foi ruim e sim pelo apego muito forte que tenho com as outras três (no quesito fantástico achei até mais interessante que peças). O único defeito é que o livro foi um pouquinho arrastado, e achei alguns plots corridos. Em relação a dinâmica dos personagens a Cassandra realmente brilha muito em todos os livros não tem escapatória, nesse livro até mesmo alguns personagens que estavam me irritando e não tinha me conectado tanto me emocionaram!!
Inclusive a personagem da Lucie pra mim melhorou MUITO depois que o Jesse voltou de vezkkkk aquela lenga lenga dela nos primeiros livros me fez perder a paciência inúmeras vezes. O matthew também cresceu muito no meu conceito nesse terceiro livro, talvez seja porque achei esse triângulo amoroso totalmente desnecessário, pra mim deveria ter sido entre Matthew, Lucie e Jesse. Os outros casais sempre impecáveis, Anna e Ari e Alastair e Thomas tiveram evoluções gigantes, tanto juntos quanto individualmente amei demais. A perda do Christopher me deu muito, confesso que depois dos momentos dele e da Grace não achei que a Cassandra teria coragem, mas ela teve e foi brutal assistir a sequência e como isso afetou todos eles especialmente o Thomas ?. Confesso que odiei a Grace por muito tempo da história, mas é muito difícil não se solidarizar com ela nesse livro, apesar dos erros ela sofreu tanto na mão da Tatiana como vários dos outros personagens e fiquei feliz em ver ela se descobrindo e reunindo com o irmão. A Cordelia pra mim é uma protagonista excelente e ela me lembra em vários momentos a Emma de TDA o que me deu um quentinho no coração.. Ela foi muito fodona esse livro inteiro, segurando as pontas e nos confrontos com Tatiana, Belial e Lillith. O james não preciso nem dizer, sou completamente apaixonada pelos Herondales e com ele não iria ser diferente!!! 0 defeitos o mais perfeito de todos. Ver finalmente a Cordelia e o James juntos foi TUDO! Eles são um dos maiores casais da cassandra de longe. Cada declaração que eles faziam um pro outro eu morria e tinha que dar uma pausa pra respirar kaakakak. Como disse achei alguns plots corridos, inclusive essa questão das meninas irem a Edom basicamente so fazer um tourkkkkkkk, porque elas encontram o Math e vão embora sem fazer basicamente nada lá. Porém, a cena da batalha final foi super impactante e gostosa de ler e o desfecho também. Adorei a cena deles se despedindo e enterrando as coisas do passado, também gostei que no final de tanto sofrimento eles conseguiram achar um final feliz de suas formas! Um ponto importantíssimo pra mim como fã das outras sagas, foi ver o Malcom descobrjndo a verdade sobre a Annabeth e como o relacionamento dele com a Lucie contribuiu pro personagem que a gente retoma em TDA. Geralmente não gosto de finais onde os personagens perdem os poderes, mas no caso da Lucie e do James achei mais do que necessário na verdade, a gente vê durante a saga toda como eles não querem e não iriam querer esses poderes então gostei que eles tiveram essa paz. Não preciso nem mencionar que sou apaixonada pelos personagens de peças infernais e que qualquer menção ao Will, Tessa e Jem eu surtava, inclusive vo pegar agora pra reler o epílogo de princesa mecânica e com certeza vai doer ainda mais depois de ver como o Will e os filhos se amam tão profundamente!
No geral foi isso! Como ja disse nas outras resenhas da saga, a Cassandra é uma leitura certa pra mim e sou completamente apaixonada por esse universo que ela criou, leria mais 20 livros se tivessem!! Conhecer a história dos a
ladroes alegres pra mim foi uma montanha russa com tristeza, felicidade, nostalgia, emoção e definitivamente nunca irei esquecer ????