chuwanning 06/02/2023
massa demais
bem, o polêmico e hypado Doutrinando o Bolsominion alcançou muitas pessoas muito rápido. você pode ter ido ler pra apoiar a causa da autora, porque viu algum meme na internet, porque é petista e adora zoar os fascistas fãs do bozo, mas o que importa é: você vai realmente curtir esse livro.
eu queria que livros eróticos e adultos aquileanos tivessem a vibe que esse livro tem com mais frequência. há muitos livros adultos aquileanos na amazon, mas poucos carregam alguma mensagem em si. são, na maioria, apenas romances com viés hetero por trás, o que é bem estranho. mas alguns podem realmente te surpreender e esse é um deles. no começo, eu pensei: de jeito nenhum que eu leio isso. mas descobri que possuía protagonismo trans e, a partir daí, se tornou minha missão ler.
a resposta foi bem positiva. eu sou um leitor lento, demorei mais de duas semanas, mas valeu a pena a calma. às vezes, quando leio um livro que goza do absurdo como DUB faz, eu me irrito fácil com os arcos mirabolantes de novela, as cenas forçadas dos pps sofrendo preconceito, a forçação exagerada pra militar aqui, ali, a dinâmica por vezes heteronormativa do casal principal. me estressa abrir um livro desses na amazon, ler e sentir que a pessoa que escrever nunca conversou com um lgbt de verdade na vida. e eu não tive essa sensação aqui em nenhum momento.
o Leon é incrível e bem escrito. se procura boa rep. trans, aqui está. odeio cenas de transfobia? odeio. mas o Leon é mais que um personagem que tá ali pra sofrer preconceito - o que acontece, sabe, cenas de transfobia, muito pouco. ele é bem construído, forte, tem opiniões, é inteligente, etc. o Sérgio, bem, ele me irrita muito. passei o livro todo sentindo que só o Leon mesmo pra aguentar porque, na moral, eu jamais namoraria um bolsominion, não importava o que eu sentisse, de jeito nenhum. no entanto, ele também desenvolve muito e, graçasadeus, apanha pra 🤬 #$%!& .
a questão é que essa é, afinal, a proposta do livro, ok? você tem que se jogar nele, porque assim vai aproveitar muita coisa bacana.
o BDSM foi tão bem feito e tão bem representado que me fez suspirar. sem menções à merda do 50tons, com diálogos importantes que refletem a cultura bem. as cenas todas bem narradas, os contextos muito bem apresentados. é tão bem feito que você, que não é praticante, vai entender e simpatizar com a coisa. para alguns, certos fetiches e cenas (sim, estou falando do golden shower) podem parecer nojentas, estranhas demais, mas na verdade elas compõem exatamente a proposta do livro. a comunidade é bem retratada, todo o consentimento é um alívio pra quem tá lendo.
enfim. um achado, um evento. adorei, de verdade.
o que me fez tirar uma estrela, infelizmente, foi a necessidade de uma revisão. mas não é nada muito absurdo, foi apenas parte da minha experiência.