Cris 04/06/2023
Sei dos defeitos mas a memória afetiva fala mais alto. Muito mais.
Não é de hoje que acompanho a série A Fall Away Novel da PenD, na verdade, conheço os livros há quase uma década e levo cada um deles dentro do meu coração. Entretanto, por mais que ela seja importante para mim, não posso negar o quão superficial os enredos são... a autora simplesmente criou histórias densas com personagens para lá de complicados / quebrados e não quis se aprofundar em absolutamente nada a não ser nas cenas quentes que dona Penélope Douglas sabe construir como ninguém.
'Rivais' é o terceiro livro da série e traz Madoc e Fallon como protagonistas. Os dois são meio-irmãos e quando tinham dezesseis anos se apaixonaram perdidamente mas foram separados pelos pais. Dois anos se passam e ambos estão frente à frente novamente e terão de enfrentar muita gente em Shelburne Falls, inclusive eles mesmos.
"Havia pessoas que eu gostava e pessoas de quem não gostava. Pessoas que eu amava e pessoas que odiava. Mas havia uma única pessoa que eu amava odiar."
Sabe aquele enredo de bully romance todo errado e duvidoso que a gente mesmo julgando não consegue desgrudar os olhos? Sabe aquele tipo de história que se resolveria numa simples conversa a dois apesar de não poder ser dessa forma, afinal, se fosse não teria livro algum à venda rs? Enfim, 'Rivais' é tudo isso e só não consegue ser mais um pouco por conta do péssimo desenvolvimento acerca do relacionamento do casal. Se paro para analisar quase nada foi aprofundado e apenas não enumero todas as problemáticas por conter spoilers em todas elas, no entanto, mesmo falhando miseravelmente, Penélope Douglas tem o poder de me prender de um jeito absurdo capítulo por capítulo. Sua escrita e narrativa são boas demais! Envolventes demais! Claro que também devo levar em consideração o ano de publicação do livro, em 2014 muita coisa era diferente para mim, sei que não criticaria tanto a parte estrutural de um livro, mas estamos em 2023 e muitas coisas mudaram; nem mais espero diversas reviravoltas com tramas surpreendentes e tudo o mais... ultimamente só estou pedindo construção, desenvolvimento e finalização decentes. Só isso.
Disse no começo da minha resenha e/ou desabafo que, embora tenha uma paixão adolescente pela série, reconheço todas as suas imperfeições, dou até graças a Deus por ter conhecido essa turma de Shelburne Falls no passado pois, se tivesse lido por agora ou após os livros da Devil's Night romperia todo e qualquer laço com a autora. Durante a leitura só conseguia imaginar uma Penélope Douglas toda confiante e trabalhada no drama obscuro reescrevendo a série e dando a mesma atenção que deu para o Damon Torrance, sem dúvidas, este foi o MELHOR "mocinho" já criado por ela. E digo mais, nada irá superar o que foi 'Kill Switch'. Nada!
Em resumo não consigo recomendar o livro unicamente pela falta de desenvolvimento no arco amoroso entre o Madoc e a Fallon que, separadamente, são personagens fortes e bem carismáticos.
Agora, se a sua intenção for ler apenas algo envolvente à lá Penélope Douglas com um grupo de amigos maravilhosos de tão inteirados, vá em frente! Essa autora sabe envolver sem se comprometer. Esperta ela...