Pandemia: Histórias que contei

Pandemia: Histórias que contei Aline Ecker




Resenhas - Pandemia: Histórias que contei


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Noele.Scur 30/01/2023

Cuidadoso e sensível
O conteúdo do livro Pandemia, Histórias que Contei, é de total sensibilidade e é destaque por tratar casos da covid-19 com o cuidado que os sentimentos humanos exigem.
São histórias reais. E não pense que é um compilado de tristezas. Há esperança na maioria dos exemplos reais que a autora utiliza. O fato de ser fruto de reportagens realizadas dá o tom de peça-chave para registro da história de um dos momentos mais terríveis que a humanidade passou.
comentários(0)comente



Will 28/01/2023

Uma volta no tempo e um caminho de esperança e renovação.
Em seu primeiro livro, Aline Ecker faz uma viagem pelos diversos períodos que passamos desde a descoberta da Covid-19, mesclando a experiência pessoal com as reportagens que escreveu pela GaúchaZh e Jornal Pioneiro. É um resgate de sentimentos pelos quais muitos passaram, seja o pânico inicial, a dor da saudade e distanciamento ou então o sentimento de esperança com a descoberta da vacina.
A escolha por uma abordagem positiva nos permitiu acompanhar lindas histórias de criatividade para manter a proximidade ou então a reinvenção nos negócios, conseguindo não só passar por esse período turbulento mas sair mais forte. Destaco como uma das partes mais emocionantes as cartas entre netos e avôs.
Minha parte favorita (e também a que melhor me identifiquei) foi onde ela relata a pandemia em sua fase inicial e está fazendo cobertura nas ruas desertas da área central de Caxias do Sul. Eu voltei no tempo: estava novamente no verão de 2020, trabalhando. Era um sábado, muito quente e um céu lindo. Eu olhava pelas grades da janela do mercado e não passava sequer um carro na rodovia em direção ao litoral e nem via os tradicionais vizinhos de verão que vinham aproveitar o rio ou as casas da região. A visão acompanhada da sensação de apreensão, da decepção de ver meus planos, esperanças pro futuro, toda aquela vontade de viver da juventude sendo paralisada diante do medo do desconhecido e também da morte. A sensação de estar perdendo os melhores anos da minha vida. Naquele momento, desabei e chorei sozinho. Uma história que poucos sabem, tanto que não tenho o hábito de chorar, mesmo em momentos difíceis, mas a conjunção dos sentimentos foi forte demais.
Olhar pra trás e ver tudo que aconteceu durante esse período, principalmente as coisas boas, como minha vida tomou um rumo diferente do planejado, bem melhor do que eu esperava, é recriar as lágrimas com um sorriso no rosto.
O review virou um desabafo, mas sinto que a pandemia é uma experiência individual, que quem for ler e relembrar, vai vivenciar de sua própria forma. Ótimo livro, recomendo!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2