Rod Rodman 20/12/2023
Uma aventura em Naveera
Naveera é um país perdido, ou talvez esquecido, onde seres fantásticos conectados, geralmente, aos elementos, vivem magicamente e, por vezes, compartilham o seu reino com os seres humanos.
Ali, tudo é possível; desde grifos gigantes alados a cavalos feitos da espuma do mar.
Ao longo dos seis primeiros contos, magistralmente escritos pela autora Mari Trevisan em "Contos de um País Esquecido", vários personagens vivem diversas aventuras isoladas, se encontrando, cada um deles, com um ser mítico diferente em Naveera.
A princípio, o leitor não é capaz de prever que todas aquelas histórias estão ligadas — embora todas se passem num mesmo lugar, o país do título —, porém, cada conto ganha o seu próprio desfecho no final, com uma mensagem muito bonita de harmonia entre homens e animais.
Por falar em animais, as criaturas místicas descritas por Mari são um deleite à parte no livro, e é a composição delicada e meticulosa que a autora dá a todos elas que faz com que nos importemos com seus personagens.
"Contos de um País Esquecido" é uma leitura agradável escrita por alguém que tem algo a dizer — mensagem essa que deixo a cargo de cada um encontrar no final do livro — e que contribui bastante para o tema fantasia criado no Brasil.
Nota: 10