O Livro de Baladas e Sagas

O Livro de Baladas e Sagas




Resenhas - O Livro das Baladas e Sagas


4 encontrados | exibindo 1 a 4


WilzaAlves 26/01/2024

Várias histórias, umas boas, outras nem tanto, não chegou a ser uma experiência negativa, mas não foi nada extraordinário.
comentários(0)comente



Robremir 17/02/2024

Baladas transformadas em quadros
A proposta da obra é bacana: resgatar baladas antigas, transformando-as em história em quadrinhos ( ou algo próximo a isto) através de ilustrações. Com isso, resgatam-se canções do folclore e criam-se praticamente novas histórias ilustradas que concorrem com contos de fadas ( com direito muitas vezes a animais falantes, fadas, dragões, demônios, etc.) O fato de trazer o poema/balada em versos ao final da quadrinização, para mim é a melhor parte, uma vez que permite enxergar melhor qual foi o trabalho de cada roteirista. O trabalho com as baladas é tão incrível que há ao final do livro um índice com gravações das baladas por diversos artistas.
Fossem só as baladas eu daria um 5 com louvor para a obra. Perfeita.
O grande problema é que além das mesmas há uma saga nórdica incompleta arrematando o livro. Não sei o motivo. Talvez o desenhista tenha se aposentado e incluíram a balada acreditando como uma oportunidade de o leitor ter acesso a este último trabalho, mas se assim o fosse deveria vir uma explicação para isto. Faltou curadoria ( novamente) à editora. Neste daqui pecou por excesso.
Outra coisa que reclamo é da fonte da introdução e dos textos extensos que é um tanto cansativa. ( Eu sei que tentaram manter próximo a letra do autor, mas podiam melhorar o tamanho).
Tenho que dizer que além da saga incompleta há outros extras: capas, ilustrações soltas, uma história curta completa, e comentários breves sobre os envolvidos no projeto, além do índice que falei.
comentários(0)comente



Margarete 28/05/2024

Muito mais do que uma HQ
Não se deixe levar apenas pelo nome de Neil Gaiman na capa. Ele apenas adaptou uma das histórias. O trabalho todo é do artista Charles Vess que, vale lembrar, ilustrou uma das histórias mais premiadas de Sandman. Aqui, Vess faz a arte de várias histórias folclóricas inglesas, com apoio de escritores e pesquisadores. Seria o equivalente a pegar um dos melhores artistas brasileiros para adaptar as histórias folclóricas recolhidas por Câmara Cascudo. Ou seja, é um resgate cultural com um traço maravilhoso. Não é à toa que esse livro foi tão premiado. A arte é incrível e o trabalho de resgate de histórias folclóricas é super interessante. Lindo!
comentários(0)comente



Marquynhos 16/07/2024

Uma Coletânea de Contos Mágicos e Desafiadores
"O Livro de Baladas e Sagas", uma colaboração entre Charles Vess, Neil Gaiman e Charles de Lint, promete mergulhar o leitor em um universo de histórias encantadoras e mitos envolventes. No entanto, a experiência acabou sendo uma montanha-russa de expectativas e realidades.

Positivamente, o livro se destaca pela arte visual deslumbrante de Charles Vess, que complementa de maneira magistral as histórias criadas por Gaiman e de Lint. Cada página é uma obra de arte por si só, capturando a essência mágica e misteriosa das baladas e sagas que permeiam o livro. As narrativas, embora variadas em tema e estilo, têm um apelo nostálgico que pode transportar o leitor para tempos e lugares distantes.

Aprendi com "O Livro de Baladas e Sagas" sobre a riqueza da tradição oral e sua capacidade de transmitir valores culturais e emocionais através das gerações. As histórias são um testemunho da habilidade dos autores em revitalizar lendas antigas e transformá-las em algo novo e relevante para os leitores contemporâneos.

Negativamente, porém, algumas histórias podem parecer desconectadas ou menos envolventes do que outras, criando uma experiência de leitura irregular. Além disso, a expectativa gerada pela colaboração de nomes tão renomados pode levar alguns leitores a esperar mais coesão e impacto emocional nas histórias apresentadas.

Recomendo "O Livro de Baladas e Sagas" para aqueles que apreciam uma dose de fantasia e nostalgia, especialmente se forem fãs dos trabalhos individuais dos colaboradores. É uma coletânea que celebra a magia das histórias contadas e recontadas ao longo dos tempos, deixando uma marca visualmente impressionante naqueles que se aventuram por suas páginas.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4