Cruel

Cruel Michael H. Stone...




Resenhas - Cruel


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ley 25/10/2023

Motivos para ler:
Classificação indicativa: +18

Cruel: Índice da Maldade entra na lista de leituras muito boas, mas nada fáceis de ler. Ele possui um tema bastante delicado. Os autores Michael H. Stone e Gary Brucato são, respectivamente, professor de psiquiatria clínica e psicólogo clínico. Juntos, compactaram neste livro um índice categorizando criminosos em padrões entre os considerados mais simples aos mais perigosos. Além disso, o livro possui um conteúdo bastante completo em outras áreas de crimes reais. Aqui estão alguns motivos para ler a obra:

OS PADRÕES DA MALDADE HUMANA

O livro divide as classificações em 6 categorias, e destrincha todas elas em 22 padrões sobre até onde vai a maldade humana, onde especialistas agrupam vários tipos de crimes e criminosos que se encaixam em cada um deles. Cada padrão possui termos explicativos e os exemplos são perturbadores. Em cada um desses padrões você pode encontrar detalhes minuciosos, que deixam claro como o ser humano pode ser hediondo, e nem tudo preparar o leitor para o que vai encontrar nos exemplos.

ESCRITA DIRETA

O livro não é difícil de entender, e possui uma escrita direta. Claro, há termos científicos, assim como bastante embasamento em estudos. Em várias páginas, é possível encontrar aqui e ali referências de nomes citados em outras obras, alguns exemplos até mesmo sendo referenciados de obras famosas. A escrita também faz com que cada caso seja mostrado com um certo distanciamento, mas bastante detalhes.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A LER O GÊNERO OU NÃO

O livro é bastante completo, abrange vários casos, e para quem já é acostumado com o gênero, vai encontrar uma nova forma de catalogar criminosos. O complemento é interessante, porque com a quantidade nova de informações, ajuda a entender melhor várias questões sobre crimes.
Para quem está começando a ler o gênero, terá bastante exemplos, além de explicações sobre a mente da mente por trás de cada um deles. É uma porta de entrada com informações importantes.


AS NOVAS FACES DO CRIME

Além dos padrões, que é um dos principais assuntos do livro, os autores apresentam exemplos de como o crime tem tido novas faces na modernidade. O impacto pode ter vindo de vários fatores, mas até nisso possuem padrões consistentes. Os crimes mais conhecidos apresentados são cruéis, mas com o passar do tempo, hoje em dia, ele está sendo ainda mais hediondo. É chocante acompanhar em diversos graus como isso está abrangendo vários alvos. E como já disse, as informações que o livro apresenta acaba por complementar aquilo que alguns de nós já conhecíamos, mesmo que brevemente.


site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/09/motivos-para-ler-cruel-indice-da-maldade.html
_emerson.freitas 18/03/2024minha estante
Obrigado amigo, você é um amigo




aruivva 17/07/2024

Amei demais
É o tipo de livro que eu amo, de um tema que sou fascinada. Foi muito bem escrito, é muito didático, e valeu cada segundo de leitura.
comentários(0)comente



Guibauer 06/10/2024

Muito bom
A separação dos crimes nos 22 níveis do índice da maldade, de acordo com as motivações, modus operandi e implicações de cada caso, é muito interessante e bem elaborada. E cada nível do índice é detalhado e tem pelo menos um caso de exemplo.
Mas essa parte principal é apenas a primeira do livro. Na segunda parte os autores citam mais tipos de mal, sempre com dados de pesquisa e casos de exemplo, como atiradores escolares, crianças que matam e até situações em que não pensamos tanto em ter mal envolvido, por exemplo casos de adoção e disputa pela guarda de filhos.
E no final ainda montaram o Alfabeto da Maldade com mais casos divididos de forma alfabética pelo sobrenome dos criminosos.
Cruel - Índice da Maldade é realmente um ótimo livro de estudo, bem completo e estruturado, para quem tem interesse nesse assunto.
comentários(0)comente



Caroline Gonçalves 10/09/2023

Incrível
Livro simplemente impecável. A forma como os autores discorrem sobre os índices é espetacular. E os casos abordados para ilustrar cada índice são ótimos. Muita coisa ali que eu não conhecia. É bem detalhado e rico em informações. Amo livro com muitas páginas. Sem dúvida, uma fonte super rica de conteúdo para quem gosta de casos criminais. DARKSIDE como sempre maravilhosa.
comentários(0)comente



RaquelSales17 05/06/2023

?De todos os animais, o homem é o único que é cruel. É o único que inflige dor pelo prazer de fazê-lo? Mark Twai
comentários(0)comente



VitAria540 03/04/2024

O quão mau o ser humano é capaz de ser?
Esse livro é um conjunto de diversos casos criminais de diferentes tipos com o objetivo de descobrir o nível de maldade que cada criminoso tem, também tem diversas teorias sobre o motivo pelo qual esses criminosos cometem essas atrocidades.
É um livro bem completo, tem bastante detalhes e é bem pesado (por motivos óbvios), recomendo para quem gosta do assunto e que não seja tão sensível
comentários(0)comente



Juju 31/08/2023

Um grande marco dentro do true crime
Muito se pode discutir acerca do conceito de Mal, em letra maiúscula, conforme observamos em sociedade um agravamento cada vez maior e a evolução deste termo que adquire novas conotações e significados complexos. Portanto, os Drs. Gary Brucato e Michael Stone, altamente capacitados e com uma lista extensa de feitos academicamente notáveis em diferentes áreas do saber, decidiram unir suas forças e vasto conhecimento a fim de compilar uma obra que fosse capaz de elucidar um pouco melhor esse conceito tão amplo. Assim nasceu então o que decidiram batizar de Índice da Maldade. Em termos mais simples, uma espécie de guia composto por 22 padrões distintos que ajudam a classificar atos de violência cometidos tanto por pessoas comuns que agiram em um rompante de raiva, ou pessoas tomadas por uma psicose grave e que, por sua vez, buscam inflingir o maior nível de dor obtendo grande prazer e satisfação pessoal ao fazê-lo. O que determina a classificação dentro do Índice da Maldade é justamente a crueldade do indivíduo aliada à sua motivação. Ou seja, se foi um crime planejado ou não e observando-se o nível de maldade implícito no ato em si: alguns matam para se defender e possuem poucas chances de voltar a praticar o ato novamente, logo ocupam uma posição baixa dentro do Índice da Maldade. Outros, porém, se regozijam ao torturar, violentar, molestar e causar sofrimento em suas vítimas, deste modo podem ser considerados perversos e ocupam posições mais altas dentro do Índice.
Dividido em três partes, este é um livro incrivelmente completo e factual que se propõe a traçar um norte, talvez uma explicação coesa para o aumento deste Mal em sociedade. Seja por fatores biológicos, sociais ou culturais, uma coisa é fato: vivemos em tempos sombrios e os indícios sugerem que as coisas só irão piorar.

Michael H. Stone é professor de psiquiatria clínica no Columbia College of Physicians, já escreveu mais de 10 livros e mais de 200 artigos profissionais, apresentou o programa do Discovery Channel "Most Evil" e aparece com regularidade em meios de comunicação relevantes; Gary Brucato é PHD, psicólogo clínico e pesquisador em áreas de violência, psicose e outras psicopatologias graves. Grande colaborador acadêmico, Brucato é frequentemente consultados por profissionais e pacientes do mundo inteiro.
Em seu livro de quase 600 páginas publicado pela primeira vez em maio de 2018, Stone e Brucato, são cirúrgicos e revolucionários. Em se tratando do gênero true crime, eles não tentam imitar ou exibir mais do mesmo que já observamos várias e várias vezes em livros que tentam analisar e destrinchar principalmente o que chamamos de assassinos em série. O sistema de classificação em 22 padrões do Dr. Stone é único e incomparável, incrivelmente eficaz e útil para estudiosos e profissionais de várias áreas da saúde mental. E para começar, nem todo assassino pode ser considerado um psicopata, o que fica bem evidente nessa obra que vai nos apresentar desde pessoas comuns que cometem crimes até pessoas sádicas e cruéis. O termo psicopatia é complexo, amplo e multifacetado, de modo que até hoje existem dúvidas acerca dos fatores que podem determinar a presença da psicopatia em um indivíduo. Em alguns casos, o gene está adormecido e pode se manifestar após eventos específicos, em outros a pessoa desenvolve através de experiências traumáticas e por aí vai.
Existe um capítulo nesse livro que deve ser ressaltado, pois é nele que o Dr. Brucato, através de amplas pesquisas acerca do avanço da violência, irá nos mostrar que estamos lidando com um novo tipo de Mal. Uma espécie de Mal gerada através de grandes mudanças promovidas principalmente após os anos 1960 em que as taxas de divórcio aumentaram, as mulheres obtiveram maior independência, os antigos valores religiosos e conservadores aos poucos foram sendo substituídos por uma cultura que valorizava muito mais o "eu", o prazer individual, a expressão dos desejos livres e cada vez mais a ausência de inibições. Tudo isso impactou e muito para que tenhamos hoje um cenário assustador de famílias desfeitas, crianças abusadas que aos poucos se convertem em adultos ressentidos, odiosos, narcisistas ou antissociais que apresentam maiores tendências de cometerem crimes no futuro. A exemplo dos atiradores em massa em escolas como o caso de Columbine ou assassinos em série complexos como Ted Bundy.
Por fim, o último capítulo do livro é um alfabeto de criminosos de A a Z, de modo que os autores nos ensinam a classificá-los dentro do próprio Índice da Maldade. Uma obra extremamente rica, detalhada e que apesar de possuir uma linguagem mais formal e técnica, não compromete a compreensão ou o interesse do leitor. Devorei esse livro deliciosamente e certamente afirmo que será um grande marco dentro do true crime. Merece demais as 5 estrelas!
comentários(0)comente



Clarissa 27/06/2024

A segunda parte não me agradou tanto. Achei que o livro se prendeu muito nas descrições superficiais dos casos, em vez de realmente se aprofundar neles. Também achei as conclusões sugeridas bastante enviesadas, por exemplo, os autores apontam que a maioria dos crimes definidos como "novo mal" ocorrem nos Estados Unidos e em famílias de classe operária, mas preferem sugerir o afastamento das religiões e até o comunismo (no ponto de apagamento do individual em prol do coletivo) como algumas das causas convergentes. Como assim? Onde que tem isso na terra do Tio Sam? A opressão decorrente do capitalismo em meio à globalização não passou pela cabeça dos doutores? Enfim. Gostei de ter lido, o livro abrange conceitos interessantes e sugere uma classificação válida (embora um tanto moralista demais, em alguns pontos, na minha opinião), do ponto de vista criminológico. Porém, é importante que se faça uma leitura crítica e consciente. E não indicaria pra qualquer pessoa, alguns casos relatados são bem pesados.
lunamontini 04/11/2024minha estante
Adorei o q vc disse, senti a mesma coisa e me deixou desconfortável




Claudia Cordeiro 04/09/2024

Só não concordo com esses índices de maldade, fazer o que. Pra mim, uma mãe que afogou os filhos pequenos pq eram um obstáculo no seu caminho é tão má qto um assassino que mata com a finalidade de obter prazer com o sofrimento das vítimas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lyzavasc 03/07/2024

INCRÍVEL!!!
Para quem ama livros relacionados a assassinos em série ou geral eu super indico.
Eu amei o livro do começo ao fim e já entrou nos meus favoritos ??
comentários(0)comente



Jorge.Raitz 19/10/2023

Muito bom
Um livro muito bom e bem escrito, acaba sendo um pouco pesado, com ele podemos ver o que o ser humano é capaz de fazer por ódio, ganância, ciúmes entre outros
comentários(0)comente



Paula1630 26/05/2024

O livro é uma enciclopédia de crimes de diversas categorias, os autores não se aprofundam muito nas histórias, o que pra mim deixou a leitura mais fluída. Minha única crítica é sobre o tamanho dos parágrafos, que ocupam mais de uma página!
Essa leitura prova que por pior que seja uma história de ficção, ela nunca irá superar a realidade.
comentários(0)comente



Lia 25/04/2024

Cruel
Uma leitura densa, e com descrições de vários casos.
Índice de 1 a 22 da maldade humano na primeira parte e na segunda uma reflexão sobre o ?novo mal?
comentários(0)comente



Daiane386 17/03/2024

Compreender a verdadeira origem do ?Mal? é uma parte importante e necessária de toda boa investigação.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR