A Noite dos Palhaços Mudos

A Noite dos Palhaços Mudos Laerte Coutinho




Resenhas - A Noite dos Palhaços Mudos


42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


edisik 20/05/2023

Um quadrinho feito por Laerte é diversão e muita crítica social na certa. É muito bom esse resgate de quadrinhos antigos.
comentários(0)comente



Tião S3 03/09/2023

"Laerte gênio !!"
A história mais engraçada que já li na minha vida, os protagonistas não dão um piu, e conseguem fazer você chorar de rir, uma história muito cômica e ainda por cima consegue fazer muitas críticas pertinentes ao sistema, uma verdadeira uma obra prima.
comentários(0)comente



Tico Menezes 03/05/2024

O incômodo som do silêncio de quem faz arte
Num Brasil que saía de uma ditadura militar brutal, a arte seguia perseguida e as manifestações populares que não seguiam o esperado eram oprimidas. Esse era o legado de 21 anos de ódio e fascismo. Mas a arte nunca morreu e a voz de quem não era representado só aumentaria dali em diante. Era 1987 e a genial Laerte nos representava com seu maravilhoso A Noite dos Palhaços Mudos.

Ter esse importante clássico nacional relançado na iniciativa HQ Para Todos é mais uma prova da urgência desse selo no nosso cenário de quadrinhos. E a obra, por mais curta e rápida que possa parecer, usa de humor caricato para criticar o ódio e o autoritarismo que por tantos anos tomaram conta do Brasil. É fácil soltar aquele riso de "arzinho pelo nariz" ao virar as páginas e é certo que qualquer leitor vai buscar saber mais sobre os bastidores do lançamento original na época. A simplicidade do traço engrandece a acidez do roteiro e vale a releitura de cada página para interpretação e busca por detalhes e referências.

Laerte é gigante! E a arte é viva!
comentários(0)comente



Mike Willian 30/01/2024

Uma experiência ok.
No mês da HQ Nacional, foi a minha primeira leitura do genero no ano. Uma leitura confortável, muito tranquila e rápida. De inicio não achei nada demais, até porque não sou nenhuma referencia de leitura consciente quando contexto histórico, subtexto e ainda mais politica é o cerne da obra. Então confesso que foi preciso recorrer aos leitores e entusiastas de plantão que sempre espio no skoob quando tenho curiosidade.

Aqui eu tive um complemento histórico social interessantissimo. A obra foi publicada pouco tempo depois do término da ditadura no brasil. Seu formato mudo, expressivo e artistico é simbolo de resistencia, cooperação e critica social.

Não achei tão divertida, genial ou muito bem elaborada, o que não quer dizer também que não seja. Compreendo que pra ter acesso às leituras que costumo me interessar hoje em dia, muita gente serviu como referencia.... Como Laerte.

Foi um prazer conhecer, pretendo ler outras obras e recomendo sim. No geral foi uma leitura ok.
comentários(0)comente



Carla.Ligia 10/05/2023

Para quem curte Chaves
Eu me diverti muitíssimo com os palhaços e suas trapalhadas, as histórias me levaram para o tempo dos Trapalhões e de assistir Chaves na casa da minha falecida avó.
É divertido, envolvente e a falta de palavras nos força a prestar atenção aos traços sempre fluídos da Laerte.
Recomendo.
comentários(0)comente



Vinder 25/06/2023

Ótimo HQ, feito no final da ditadura. Com humor, é feita uma crítica à perseguição de artistas e minorias, que, infelizmente, ainda ocorrem hoje.
comentários(0)comente



Rodrigo.Calza 03/02/2024

Uma leitura simples, curta e divertida! Com um toque de crítica social, com uma arte muito divertida da Laerte! Mas que não é nada demais! Uma HQ que pelo o preço vale a pena!
comentários(0)comente



Gabriel.Coelho 13/12/2023

Laerte... eu acho que entendi!
Animal! Eu não dava nada para essa edição do selo Quadrinhos Para Todos da editora Conrad, mas acabou sendo a minha favorita dentre todas as outras!

A Laerte aqui está em seu auge. Arte maravilhosa, humor inteligente apesar de simples, e crítica acerca de um contexto político mais inteligente ainda. Gostei tanto que até procurei depois pela adaptação Live Action que fizeram, e também é muito boa.

Leitura extremamente recomendada, isso aqui envelheceu como vinho!
comentários(0)comente



Mar duh 21/09/2023

Me sinto burro
Demorei um pouco pra entender o subtexto político mas achei genial KKKKKKK
É engraçado, a arte lindíssima e é BR na veia
comentários(0)comente



Mama 08/01/2024

Leitura rápida e gostosa
A história do livro A noite dos palhaços mudos é curtinha, mas consegue passar muito bem a sua mensagem. A perseguição aos artistas pós ditadura e toda inocência e graça que esses artistas conseguem transmitir é o palco principal onde se desenrola a leitura. Gostei.
comentários(0)comente



Dango Yoshio 27/04/2023

Laerte, eu te amo
Laerte é incrível. Poderia parar aqui a resenha e só isso já bastaria.

Misturando comédia física, humor pastelão e um olhar crítico de uma sociedade pós-ditadura, Laerte nos presenteia com essa história divertida e empolgante de dois palhaços mudos em um plano para resgatar seu amigo das mãos dos caras sérios.

Tem texto de apoio do Guilherme Kroll e também compila as 7 partes de A Volta dos Palhaços Mudos, a última história dos personagens.
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 23/08/2024

Atemporal e por isso mesmo, perturbador
Laerte é uma mestre no que faz e ponto. "A Noite dos Palhaços Mudos" mostra isso, e por incrível que pareça, mais atual do que nunca. E uma obra que tem que estar disponível, sempre.
comentários(0)comente



pordentrodaestoria 04/06/2023

?A Noite dos Palhaços Mudos? é a quarta obra lançada pela editora Conrad através do selo ?HQ Para Todos?, que traz histórias curtas e fechadas a preços acessíveis.

Assinada por Laerte, a história foi lançada, originalmente, em 1987 na edição número 4 da lendária revista Circo. Posteriormente, em 1994, foi publicada na coletânea da cartunista, ?Os Piratas do Tietê e Outras Barbaridades?.

Para entender a genialidade de Laerte, voltamos a 1987, época em que o Brasil havia acabado de sair de uma ditadura com claras perseguições a artistas.

Quando um dos Palhaços Mudos é capturado por homens conservadores de terno e gravata e tem a sua morte decretada, uma operação de resgate é iniciada.

O clássico de Laerte transcendeu as páginas e ganhou vida, em 2008, na peça de teatro feita pela Companhia LaMínima no Espaço Parlapatões. A adaptação rendeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Elenco, além de diversas indicações ao Prêmio Shell e Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro.

?A Noite dos Palhaços Mudos? é uma obra importantíssima que traz, com humor (inteligente) e de forma divertida, importantes críticas sociais. Embora seja uma história criada em 1987, infelizmente ela ainda é muito atual. Por fim, a edição da Conrad ainda inclui ?A Volta dos Palhaços Mudos?.
comentários(0)comente



Samu 23/10/2024

Ironia e profundidade no traço da Laerte
Este livro faz parte da coleção HQ para Todos, da Conrad, e eu adoro o foco da coleção em trazer HQs acessíveis para todos. Aqui temos Laerte no seu estilo clássico, com aquele traço único e uma ironia ácida que só ela consegue fazer. A história tem várias mensagens subjetivas que, confesso, muitas não devo nem ter entendido completamente.

Como dizem, Laerte não é para ser compreendida, mas sentida. E isso resume bem a leitura. Gostei bastante das partes divertidas e das ironias. Outro detalhe legal foi a inclusão de quadrinhos originais da coleção, que haviam sido publicados em revistas antigas.
João 23/10/2024minha estante
nunca li nada da querida, quero ler!




Dix_jolix 31/01/2024

Risos e reflexão
A noite dos palhaços mudos é uma ótima história de se ler e bem rápida tbm, super indico, é divertida e tem várias críticas sociais sobre a época da ditadura e repressão as minorias.
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR