Sarah Azevedo 20/10/2024
Pensando sobre esse esquema de pirâmide
Quando li o primeiro livro da serie de "Antes que o café esfrie", fiquei maravilhada. A forma como as histórias aconteciam e se interligavam, todo o mistério envolto em torno do café e a forma como foi contada, tornava tudo muito incrível.
O problema foi que criei essa expectativa para os próximos livros da série. Depois do susto de saber que são 5 (e tem 3 lançados no Brasil até agora), terminar o segundo livro está me fazendo repensar sobre esse esquema de pirâmide.
O segundo livro não é tão ruim porque segue a mesma ideia do primeiro. O único problema é ele ser MUITO repetitivo. O autor explica ações dos personagens diversas vezes de forma diferente e acaba que dá voltas demais, deixando o leitor com o pensamento de: "tá, mas você me disse isso na linha anterior e já falou sobre isso uma página antes. Pra que está repetindo?". Fica parecendo que ele quer explicar algo complexo para uma criança de 5 anos.
Apesar de revermos alguns personagens, o aprofundamento dos novos ficou muito raso. Embora se criasse empatia com cada um, as histórias não cativaram como no primeiro.
Foi um livro mais difícil de seguir do que o anterior. Espero que o terceiro relembre a escrita do primeiro, se não, vai ser difícil continuar neste esquema de pirâmide.