spoiler visualizarCalebe07 03/03/2023
Mémorias Póstumas de Brás Cubas - Memorando Divertido
Este volume, creio que seja dedicado a um futuro corriqueiro nada elegante; a morte.
Ás Tolices do 2° Ano, e ao estimado André Luis que por suposto, tem uma grafia mais robusta que a minha própria, obviamente.
Como Alfa; O Fim, e Omega; O Inicio.
Eu, dedico ao primeiro verme que roeu este livro, e fez esse baita buraco nele!
E lá vamos nós, Que stendhal? O que é isso?
É romance frãnces, apenas, machado é nada mais que um brasileiro, dos mais natos que houveram.
Se tratando do livro, O saudoso Brás Cubas deixa sempre claro, (Desde o prólogo) que a obra foi escrita em outro mundo, maluco.
Esse fato é interessante, uma vez que a franqueza é plena, em que a vida e suas maquiagens não existem, e dão lugar a morte e sua transparência.
Capítulo 1, O inicio do fim.
Piririm, Ironia vem ai..
Onze amigos, é muita gente pra um cemitério pra alguem como o brás, de fato, o significado de "amigo" aqui se perde totalmente..e piora, chuva nesse contexto é melancólico até demais para o próprio machado.
Vamos ao discurso:
"Vós que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade (...) Tudo isso é um sublime louvor ao nosso finado" Quer mais "falsidade realista" que essa? Viva!
Apenas por esse excerto, dária para resumir a narrativa de memorias póstumas como uma grande ironia (Bom e fiel amigo!), além de uma conversação direta e indireta com o leitor através do uso de elementos coesivos (Naturais, Psicológicos) que fazem ligação com a realidade.
Subterfúgio.
manobra ou pretexto para evitar dificuldades; pretexto, evasiva.
"nas situações difíceis, sempre recorre a subterfúgios.
Machado em quase toda obra.
Resumido em "Vivem ainda alguns membros de minha familia, minha sobrinha Venância, por exemplo, o lírio do vale, que é a flor das damas do seu tempo; vive o pai, o cotrim, um sujeito que...Mas não antecipemos os sucessos; Acabemos de uma vez com nosso emplasto.
Como um breve interlúdio interrompo minha humilde "Análise" para dizer que fora "O Delírio" TODOS os capitulos depois até o penúltimo são enfadonhos, ao meu ver.
Pulando para o Último ( CLX ) Ainda me aborreço, sem motivos, pela FTD usar algarismos romanos.
As negativas é o retrato perfeito do pessimismo do autor e do próprio Cubas, é claro, ouso a dizer que nao só dele, mas que como todo Ansioso melancólico é assim, ou já foi.
Pelo amor, comparar a morte de bras com a de borba é um ultraje!(Em uma realidade paralela amigos de infância seriam idealizados e bem sucedidos) É mesmo, feito por uma mente negativa.
Hipocondríaco, é o destino eterno dele, o acaso o determinou, como o próprio cubas diz, é puro murmúrio, ele não alcançou a celebridade, nem ministro, nem califa nem o casamento, que romance azedo.
(Mas real)
Do outro lado do mistério, como procópio em o enfermeiro ou bacamarte em o alienista, só que agora o próprio machado transforma sua negativa em uma dádiva, e o faz com maestria; "Achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa desse capítulo de negativas - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.
Rio de Janeiro, da libertação dos escravos ate a república de 89, Cubas não mudou; ainda é um defunto autor que enganjando a franqueza, conseguiu ser detalhista até demais!
Entre gêneros, o realismo sucede o romantismo, e de fato fatídico, este exemplar se afasta quase que completamente da estética romantica, apesar de ter uns "Amores" pra lá de cafonas, porém sem idealizaçao nem do amor, muito menos da mulher, ponto para machado! Realidade para os acordados, sonhos para os adormecidos e pragmatismo para os que pensam.
Encerro dizendo que é um ótimo livro, complexo, viajem.
Se gostar de uma hipérbole como eu, até agora, detalhisticamente ou ironicamente, não há melhor que a machadiana.
Estude
S
EstudE STUDE
U
D
Estude
Tolice do 3° Ano